Pesquisa revela tendência do consumidor luverdense no período pós-pandemia

Levantamento foi realizado pela Unilasalle a pedido da CDL de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

Um levantamento feito pela Unilasalle, a pedido da CDL, mostrou a tendência de comportamento do consumidor de Lucas do Rio Verde no chamado período pós-pandemia de covid-19. A pesquisa foi realizada em preparação do evento Oscar do Varejo.

Mais de 1,3 mil pessoas foram pesquisadas durante parte do mês de outubro. Elas responderam a questionamentos que vão desde o que pretendem gastar em presentes nas festas de fim de ano a como pretendem efetuar estas compras.

[Continua depois da Publicidade]

Quase metade dos entrevistados (47,7%) disse que pretende gastar mais de R$ 200 em presentes no período de fim de ano.

Em relação a forma como pretendem fazer as compras, os luverdenses disseram que pretendem ir às compras pessoalmente, apesar da possibilidade de adquirirem por meio de apps. Mais de 55% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer as compras nas lojas físicas.

[Continua depois da Publicidade]

O número mostra a retomada de consumo do luverdense. Antes da pandemia, 59% dos entrevistados faziam compras nas lojas físicas. Durante o período mais crítico da pandemia, quando ocorreu maior ênfase no isolamento e distanciamento social, 46% dos entrevistados disseram fazer compras em lojas físicas.

Índice de confiabilidade

A coordenadora da pesquisa, professora Juliana Pereira Bravo, explicou que a metodologia aplicada na pesquisa garante 95% de confiabilidade. A população estimada de Lucas do Rio Verde, de acordo com o IBGE, é de aproximadamente 78 mil habitantes. O índice de confiabilidade é alcançado com levantamento de dados de 395 entrevistados.

Em entrevista à imprensa, Juliana disse que houve resistência dos luverdenses em responder à pesquisa, parte em razão da covid-19. Isso motivou a coordenação a adotar estratégias para conseguir realizar a pesquisa.

Em relação ao comportamento do consumidor antes, durante e agora, no período pós-pandemia, é importante para os comerciantes. “Eles sentem mais confiança e credibilidade na loja física. É um bom sinal para o comerciante, ter essa perspectiva, de que os consumidores querem realmente fazer as compras em lojas físicas”, explicou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT