Ouvidoria Municipal apresentou resolução para 100% dos atendimentos em outubro

Maioria das demandas encaminhadas para o setor foram pelo site e app Lucas Cidadão

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ouvidoria
Reprodução/Pixabay

A Ouvidoria Municipal de Lucas do Rio Verde recebeu, em outubro, 146 chamados para atendimento no município. As solicitações, que tiveram 100% de resolução no período, foram encaminhadas ao poder público pelos diversos canais de atendimento da Prefeitura.

Ouvidorias de outubro por canal de atendimento:  
• E-mail –  1
• App Lucas Cidadão – 21
• Site Ouvidoria – 93
• Pessoalmente – 12
• Telefone – 19

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o ouvidor público, Carlos da Costa, a resolução das ouvidorias é baseada no prazo estabelecido para retorno das demandas à população, que varia de 15 a 30 dias, conforme a solicitação. Ele explica que, no início da gestão, os indicadores estavam em pouco mais de 60% de resolutividade.

Para agilizar essa tramitação, no segundo semestre deste ano, a Ouvidoria passou a fazer a entrega das solicitações para as secretarias de forma ainda mais automatizada, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade na tabulação dos dados, para encaminhamento às respectivas pastas.

[Continua depois da Publicidade]

“A manifestação, quando chega, ela tem um prazo para ser respondida. Nós estávamos atingindo esse prazo em uma média de 65% e viemos melhorando isso. Passamos para 75%, 98% em setembro e 100% em outubro, fortalecendo o elo entre a Gestão Municipal e a população”, disse o ouvidor.

Encontro TCE em Movimento

As ouvidorias de municípios da região do médio-norte mato-grossense se reuniram no início deste mês, 9 e 10 de novembro, em Sinop, em um encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE). O encontro foi realizado para qualificar os gestores para melhorar a qualidade da administração pública municipal, por meio da formação técnica a prefeitos, vereadores e servidores do Executivo e Legislativo.

Além do ouvidor público, o evento teve a presença do prefeito Miguel Vaz, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o presidente da Câmara, Daltro Figur, outros servidores e vereadores de Lucas do Rio Verde.

“O objetivo do TCE foi trazer uma aproximação entre esses municípios da região e destacar a importância da carta de serviços ao cidadão. Ela ainda está sendo implementada nos municípios e é uma exigência nova do TCE, estabelecida por lei. Em nosso caso, fomos elogiados pela nossa carta de serviços ao cidadão, que é o portal no site da prefeitura com tudo que a gestão pública oferece ao cidadão”, explicou Carlos.

Como funciona a Ouvidoria?

A Ouvidoria Municipal é o canal em que o cidadão pode apresentar manifestações, elogios, sugestões, informações, denúncias e reclamações.

A partir do recebimento da mensagem, a Ouvidoria analisa, registra as ocorrências no sistema e encaminha para as áreas responsáveis – secretarias e departamentos –, para que sejam apuradas as informações e, na sequência, propostas soluções para cada caso.

A Ouvidoria de Lucas do Rio Verde busca promover a transparência pública, o acesso à informação e a defesa dos usuários do serviço público municipal.

 Canais de atendimento:

– Aplicativo Lucas Cidadão (para Android e IOS)
– Site da Prefeitura: https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/
– E-mail: [email protected]
– Telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita)

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.