Onda de calor: Termômetro marcando 47 graus assusta moradores de Lucas do Rio Verde

WhatsApp Image 2023 10 21 at 09.06.13
Foto: Sérgio Nery

Nos últimos dias, moradores de vários Estados brasileiros têm presenciado uma onda de calor preocupante, principalmente na região centro oeste. Tem sido comum registros de temperatura acima de 40 graus. Mas o que registrou um termômetro localizado no cruzamento das Avenidas Mato Grosso e São Paulo assustou moradores de Lucas do Rio Verde.

O registro feito pelo servidor público Sérgio Nery mostra o termômetro registrando 47 graus. A foto que mostra a temperatura fora do comum foi feita por volta de 13h30 desta sexta-feira. “Uma temperatura que assusta”, postou ele em suas redes sociais.

Segundo institutos de meteorologia, a previsão é que o calorão prossiga castigando os brasileiros, principalmente os que moram na região central do país.

A capital mato-grossense vem experimentando temperaturas elevadas. Esta semana, Cuiabá registrou temperaturas acima de 43 graus. O ‘recorde’ é de 43,7 graus registrado em 2020. Para este sábado, a previsão é de que pode chegar a até 44 graus.

[Continua depois da Publicidade]

As recomendações para a população é de que beba bastante água e consuma alimentos leves. É importante evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, banhos quentes, aglomerações e permanência prolongada em ambientes fechados.

Outras dicas é usar umidificadores de ar e bacias com água para umidificar os ambientes. Em caso de problemas respiratórios, é recomendável procurar atendimento médico.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.