Oficina de Valorização da Identidade Negra é realizada em Lucas do Rio Verde

Atividade fez parte da programação dos 21 Dias de Ativismo desenvolvida no município

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 11 28 at 06.05.54

Foi realizada nesta segunda-feira (27), uma Oficina de Valorização da Identidade Negra. O evento foi promovido em parceria pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal da Promoção à Igualdade Racial e aconteceu no auditório da CDL. Atividade fez parte da programação dos 21 Dias de Ativismo desenvolvida em Lucas do Rio Verde.

Durante a oficina foi realizada uma palestra com Ariane Pereira, especialista em cachos, crespos e ondas, que abordou o cabelo natural como reconhecimento e fortalecimento da identidade negra. “A gente está falando um pouquinho mais sobre essa identidade negra, que traz toda a raiz, do turbante, das tranças, enfim”, explicou a palestrante. “Hoje eu consigo me identificar um pouco mais com esse meio, antigamente eu não me identificava e não me valorizava. Hoje estou aqui para passar um pouquinho para essas pessoas se valorizarem, criarem essa identidade e realmente se amarem”.

Recém-criado no município, o Conselho de Promoção à Igualdade Racial de Lucas do Rio Verde tem desenvolvido ações para promoção da igualdade racial. A presidente Gabrielle Ponciano destacou a importância com o poder público para a realização desses eventos. “Esse ano a gente somou também com algumas outras ações que já estavam propostas, seja na educação, seja na assistência social. Falamos sobre a promoção da igualdade racial e esse espaço vem para tratar sobre a identidade negra, a valorização da identidade negra através do reconhecimento da aceitação do cabelo, que é algo que ainda é muito dificultoso para algumas pessoas que são negras e que têm cabelo crespo cacheado”, assinalou.

A presidente diz que ainda há muito o que fazer no sentido de promover essa igualdade. “Principalmente a partir das ações que a gente teve aqui no município, de poder ouvir quem vivencia na pele mesmo, no cotidiano, essa diversidade, seja enquanto uma pessoa negra, seja enquanto pessoas que também vivencia de alguma forma os preconceitos, às vezes a possibilidade de poder se repensar. Então é para todos, para quem vivencia e vivenciou historicamente, mas para quem também nunca teve oportunidade de se rever e de se repensar, e a partir daí conseguir pensar em espaços mais seguros, mais confortáveis mesmo”.

[Continua depois da Publicidade]

WhatsApp Image 2023 11 28 at 06.05.54 1

21 dias de ativismo

A Oficina de Valorização da Identidade Negra é uma das atividades desenvolvidas na programação dos 21 dias de ativismo. Várias entidades se uniram à Secretaria de Assistência Social para trazer à reflexão temas que estão relacionados à violência contra a mulher.

A secretária Janice Ribeiro destacou que o objetivo das ações é levar mais conscientização para a sociedade em relação à violência doméstica. Ela avalia que a ação desenvolvida nesta segunda-feira (27) serve para mostrar a valorização da mulher negra. “Nós ainda vivemos em uma sociedade bastante machista, onde o preconceito existe, principalmente com as mulheres negras, e nós precisamos levar para a sociedade que nós temos que começar dentro das nossas casas, ensinar os nossos filhos que não é pela cor da pele que as pessoas valem, mas pelas suas atitudes, pelas suas ações do dia a dia”, enfatizou.

Até o dia 10 de dezembro, outras ações serão desenvolvidas no município dentro dos 21 dias de ativismo. Janice convida a comunidade a participar das atividades previstas. “Nós já fomos em praças falar com as mulheres, entre outras ações que são preparadas pela rede de enfrentamento”, pontuou. “Eu acredito numa sociedade onde cada um de nós faz a sua parte e assim, a gente consegue mudar as dificuldades e diminuir também essas diferenças que temos entre as pessoas. Sozinhos a gente não consegue fazer esse trabalho, mas com a ajuda da sociedade isso é possível”.

As vereadoras Sandra Barzotto e Ideiva Foletto prestigiaram a Oficina de Valorização da Identidade Negra.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.