OAB Lucas do Rio Verde realiza segunda Conferência da Mulher Advogada

Representantes das Polícias Civil, Militar, Câmara e Prefeitura participaram de debates mediados pela Ordem dos Advogados do Brasil

Fonte: CenárioMT

IMG 1994 scaled

A subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Lucas do Rio Verde realizou ontem a 2ª Conferência da Mulher Advogada. O encontro, realizado no auditório da OAB, reuniu representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo, Executivo, além das Polícias Civil e Militar.

O encontro, que foi transmitido pela página social da OAB Lucas, serviu para debater assuntos relacionados à violência de gênero. O atendimento a vítimas de violência, feito pela Polícia Civil, foi detalhado pela investigadora Glaci Lins. Ela sugeriu que alguns procedimentos tivessem um pouco mais de urgência no atendimento.

“E inclusive nós tivemos aqui a magistrada, doutora Melissa, que já teve um start com o posicionamento que a classe trouxe para que então nós avancemos e reduzir esse tempo”, comentou a presidente da OAB, advogada Danusa Oneda.

IMG 2033 scaled e1648581374268
Foto: CenárioMT

A magistrada Melissa de Lima Araujo, do Juizado Especial, representou o Poder Judiciário. A conferência, realizado no mês da mulher, ajuda a fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. “Vem acrescentar novas ideias, novas parcerias. Quanto mais gente tiver integrado em nessa rede, melhor ela funciona”, resumiu.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, comentou que Lucas do Rio Verde vem desenvolvendo ações que buscam reduzir os níveis de violência doméstica. “A gente vê que Lucas do Rio Verde já está na frente de muitos outros municípios, com várias ações, mas ao mesmo tempo a gente vê que a responsabilidade é muito grande e que tem muita coisa ainda pra ser feita”, declarou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Participação regional

A presidente da OAB Lucas observou que a participação da vereadora Daise Martins, de Tapurah, valorizou ainda mais a realização da conferência. Por isso, os debates ocorridos nesta segunda-feira à noite devem repercutir nos demais municípios que compõem a área de atuação da 21ª subsecção.

“Então o nosso olhar foi macro, resgatar um pouco da história, do que foi a nossa primeira conferência da mulher advogada que deu o start pra toda essa rede acontecer no município”, acentua.

Homenagens

A noite foi marcada por homenagens. A primeira presidente mulher da OAB Lucas, Noeli Alberti, recebeu o reconhecimento da Mesa Diretora.

A atual presidente, Danusa Oneda, recebeu a medalha honorífera da Polícia Militar. Ela foi entregue pelo tenente coronel Fábio Motta, ex-comandante da Polícia Militar no município.

IMG 2011 scaled
Foto: CenárioMT

“A avaliação desse momento é extremamente positiva, superando as expectativas. Tivemos uma bancada de mulheres tão incríveis como essa era um cenário muito mais do que esperado”, finalizou Oneda.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.