Município mais alfabetizado do estado, Lucas do Rio Verde abre inscrições e busca erradicar analfabetismo

Dados da alfabetização foram divulgados em maio pelo IBGE

Fonte: Ascom Prefeitura/Olga Kunze e Maíra Matos

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde informa que as inscrições para o programa educacional de alfabetização de adultos “Mais MT Muxirum”, do Governo do Estado, estão abertas. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos. A matrícula é gratuita e deve ser feita nas escolas onde serão aplicadas as aulas.

No último mês (maio), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontaram Lucas do Rio Verde com o maior índice de alfabetização no estado de Mato Grosso. Com uma taxa de 97,16% da população, com 15 ou mais anos de idade sabendo ler e escrever, o município ficou acima da média do estado (94,19%) e do país (93%). Os dados são do Censo Demográfico 2022.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo. “O nosso foco é alfabetizar, sempre. As aulas acontecem com metodologias específicas para facilitar a alfabetização. Ficamos sempre muito felizes em fazer parte da vida de tantas pessoas e, mais do que isso, levar educação para todos”, enfatizou a secretária.

Desde o início do Muxirum, em 2021, cerca de 100 pessoas já aprenderam a ler e escrever através do programa em Lucas do Rio Verde.

Para matrícula, podem entrar diretamente em contato com as professoras ou comparecer nas escolas citadas a partir desta segunda-feira (10), em posse dos documentos pessoais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Locais de matrículas e período de aulas:

Escola Municipal Cecília Meireles: Aulas no período noturno

Local: rua Amazonita, nº 1026 – bairro Tessele Junior,

contato para Matrícula: professora Luíza – (65) 99976-2323

Escola Municipal Érico Veríssimo – Aulas no período Vespertino

Local: avenida Espírito Santo, 484 – Rio Verde

Contato para matrícula: professora Neide – (65) 99901-4118

Escola Estadual Marcio Shabatt – Noturno

Local: avenida Sergipe, 1120-S – bairro Veneza

Contato para matrícula: professora Alexsandra – (65) 99813-2080

Escola Estadual Manoel de Barros – Noturno

Local: rua Nelson Rigo – bairro Parque das Américas

Contato para matrícula: professora Márcia – (65) 99616-4586

As aulas iniciam na data de hoje (10) e terminam no dia 13 de dezembro de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (065) 99233-1890 (Laura Lange).

Programa Mais MT Muxirum

Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.