Moradores do Bom Jesus participam de pesquisa sobre intervenções urbanas no bairro

Levantamento técnico foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Cidade e UniLaSalle

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

moradores do bom jesus participam de pesquisa sobre intervencoes urbanas no bairro
Sec. Planejamento e Cidade/ Georeferenciamento

Os moradores do bairro Bom Jesus, em Lucas do Rio Verde, participaram de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento e Cidade, em conjunto com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário La Salle. O objetivo da ação, realizada na última semana, foi fazer um levantamento das demandas da comunidade para que os alunos da instituição possam propor um projeto para a localidade.

Por meio de um questionário direcionado aos moradores, os estudantes puderam identificar as principais necessidades e o interesse da comunidade na instalação de equipamentos urbanos de uso coletivo, como uma praça.

A intervenção urbana no bairro, que propõe um projeto para espaço público de lazer, integra as diretrizes da disciplina, para fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências na atuação profissional dos alunos.

Os trabalhos de pesquisa foram conduzidos pelos estudantes do 6º semestre, sob supervisão da coordenadora do curso, a Profª Dra. Lydiane Abdon Leal, e a professora responsável pela disciplina Projeto de Extensão II, Marcela Cebalho, e os servidores municipais da Secretaria de Planejamento e Cidade, o analista Welder Maciel e a urbanista Isabela Godoy.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a professora Marcela, o projeto oportuniza a prática profissional dos estudantes, mas focada para a solução de problemas da sociedade e na construção de uma cidade mais sustentável.

“O objetivo do projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo é que o aluno tenha a vivência mais próxima da prática profissional, que por meio do levantamento in loco consiga diagnosticar problemas e propor intervenções de melhoria, com apoio e orientação”, completou a docente.

A professora aponta também que o apoio do poder público tem sido fundamental para contribuir com a população e a formação dos estudantes como urbanistas cidadães. “Além de trazer credibilidade e suporte, reafirma o interesse da Prefeitura em melhorias contínuas para o nosso município”, disse a professora.

À frente da Secretaria, Welligton Souto explica que a Administração Pública estuda firmar uma parceria com a instituição de ensino, colaborando com a comunidade acadêmica, além de trazer melhorias para a cidade.

“Estamos planejando a consolidação de um termo de parceria. Lucas do Rio Verde já possui potencial para alavancar ainda mais em projetos de ordem social. Juntos teremos a cooperação técnica dos alunos do curso em diversas frentes, para o desenvolvimento do nosso Município”, acrescentou Welligton.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.