O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini representaram o município no Congresso Prefeitos do Agro, realizado nesta sexta-feira (12) pela Prefeitura de Sorriso, sob a condução do prefeito anfitrião Alei Fernandes.
O evento reuniu lideranças políticas nacionais e estaduais para debater temas como energias renováveis, logística, segurança alimentar, atração de investimentos, segurança jurídica e o desenvolvimento dos municípios por meio do agronegócio.
Entre as autoridades estavam o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, a senadora Margareth Buzetti, os deputados federal José Medeiros e estadual Carlos Avallone, além do presidente da Datagro, Plinio Nastarido, do especialista em infraestrutura e logística, Luiz Antônio Pagot, prefeitos da região, entre outras.
Durante o painel de encerramento, Miguel Vaz destacou a importância das políticas públicas para o crescimento sustentável da região. Com base nos dados do IBGE nos últimos censos, o prefeito projetou que, em 30 anos, Sorriso poderá chegar a 540 mil habitantes e Lucas do Rio Verde alcançar mais de 420 mil moradores.
“Chegaremos a esses números? Depende das nossas ações e, principalmente, das decisões políticas. O grande desafio é criar infraestrutura e serviços públicos que tornem nossos municípios atrativos para moradores e empreendedores. Precisamos oferecer um ambiente sério, confiável e seguro para investidores”, afirmou Miguel Vaz.
O prefeito também ressaltou investimentos estratégicos que devem impulsionar o desenvolvimento regional. Entre eles estão a duplicação da BR-163, considerada um motor de crescimento, e os mais de 6 mil quilômetros de estradas estaduais que estão sendo pavimentadas pelo Governo do Estado, que encurtam distâncias e possibilitam a produção agrícola em áreas antes inacessíveis.
Além disso, Miguel destacou a importância da expansão da malha ferroviária. A Rumo já avança em direção a Campo Verde, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A FICO, com a ligação Leste-Oeste, deve avançar para concessão, incluindo o trecho de Água Boa até Lucas do Rio Verde, e a vinda da Ferrogrão que, com participação da iniciativa privada, também está prevista.
“Não tenho dúvidas de que nossa região continuará prosperando. É uma área repleta de oportunidades e com um potencial de crescimento e de agregação de valor extraordinários”, concluiu o prefeito.