37.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMeio Ambiente realiza ação para reduzir uso de plástico no Paço Municipal

Meio Ambiente realiza ação para reduzir uso de plástico no Paço Municipal

Por CenárioMT

Todos os dias milhares de toneladas de plástico são produzidas e dispensadas na natureza. Por isso, fazer a nossa parte enquanto indivíduo é indispensável para tentar reverter ou ao menos amenizar esse cenário. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde realizou, nesta segunda-feira (23), uma ação voltada para reduzir o uso do plástico e melhorar a separação do lixo no Paço Municipal.

Os servidores receberam, cada um, uma caneca feita de fibra coco, material 100% biodegradável e feito de reaproveitamento, proporcionando 50% de redução do uso de fonte não renovável. A fibra de coco é um material feito a partir da reutilização das cascas de coco que, normalmente, são descartadas em aterros sanitários ou na natureza.

“Sabendo que nosso consumo de plástico é muito grande, tivemos essa iniciativa para melhorar como tratamos o meio ambiente em nosso dia a dia, com uma coisa tão simples. As canecas são bastante versáteis, podendo o servidor usar para tomar água ou café”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Suzana Romancini.

A vida útil de um copo descartável dura, em média, 13 segundos e o tempo de decomposição desse mesmo produto pode chegar até 400 anos. Uso das canecas gerará um impacto ambiental na redução de:

    • 500 copos descartáveis por dia
• 10.000 copos descartáveis todos os meses
• 120.000 copos descartáveis por ano

Segundo a pasta, a orientação é que os copos descartáveis disponíveis no Paço sejam usados apenas pelos visitantes.

A secretária salienta que o ponta pé inicial para redução do plástico foi dado e que, a partir de agora, as secretarias e prédios públicos que tiverem interesse podem entrar em contato com a pasta de Meio Ambiente para solicitar o contato da empresa fabricante das canecas.

“Estamos com o contato de uma empresa que conseguimos um preço melhor pelas canecas. As pastas que quiserem adquirir mais canecas, até para os servidores de outros prédios e que atuam de forma externa, podem nos solicitar as informações e detalhes para compra”, esclareceu Suzana.

Lixeira orgânica 

Para melhorar ainda mais a qualidade do lixo reciclado no Paço Municipal, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também disponibilizou lixeiras diferentes para a destinação do lixo orgânico, em cada uma das secretarias.

Nessas lixeiras deverá ser descartado qualquer material úmido e orgânico, como erva-mate, cascas de frutas, restos de alimentos no geral, como pães, bolos, bolachas e doces e guardanapos usados. A partir de agora, a lixeira marrom com tampa será exclusivamente para o lixo úmido e os cestos abertos continuam disponíveis para descarte de materiais recicláveis.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Esporte inicia recuperação de gramado no campo do Jaime Seiti Fujii
setembro 16, 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Executivo consegue apoio para ampliar estrutura da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
SE DEU MAL
Em ação rápida, Guarda Municipal frustra roubo a residência de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021