Meio Ambiente: Atividades no Paço Municipal promovem sustentabilidade e bem-estar animal

Fonte: CenárioMT

feira de adocao de animais

Na manhã desta sexta-feira, 07, o hall de acesso à Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi palco de diversas atividades em celebração à Semana do Meio Ambiente. O evento, conduzido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, destacou-se pela distribuição de mudas, uma feira de adoção de animais e uma feira de produtos da agricultura familiar.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou a importância das ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. “Hoje estamos aqui no Paço Municipal com a entrega de aproximadamente duzentas mudas frutíferas e de sombra para a população, todas devidamente identificadas e com orientação de plantio e cuidado. A doação é uma etapa, mas o cuidado para o crescimento é a segunda etapa”, ressaltou Palis.

Outra atividade marcante foi a primeira feira de adoção de animais realizada na entrada principal da prefeitura. Palis destacou a importância da adoção responsável, valorizando a iniciativa do evento: “Temos aproximadamente de doze a quinze animais prontos para adoção responsável. Contamos com a presença de nossos médicos veterinários e zootecnistas para tirar dúvidas sobre castração, microchipagem e cuidados gerais. Recentemente sancionamos uma lei que concede benefícios a protetores e cuidadores individuais de animais em situação de abandono, e estamos aqui para esclarecer qualquer dúvida sobre isso.”

feira de adocao de animais 1

Karine dos Santos, uma das participantes da feira, compartilhou sua experiência: “Eu já sabia dessa feira de adoção e vim pronta para adotar. Vi um cachorrinho com olhinhos azuis que me encantou, e como já tive experiência com animais, sei da importância de uma adoção responsável. É necessário cuidar bem dos animais que adotamos.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A servidora Carine Moreira de Oliveira explicou o procedimento de adoção. “A pessoa interessada preenche um formulário de interesse e um termo de responsabilidade. É um processo bastante simples e rápido. Todos os animais aqui têm castração garantida, incluindo os que ainda não estão na idade adequada. A conscientização da população sobre a adoção responsável é crucial para combater o abandono de animais.”

Feira de produtos da agricultura familiar

Além das atividades focadas no meio ambiente e bem-estar animal, a feira de produtos da agricultura familiar também atraiu muitos visitantes. “Temos produtores locais vendendo salame, queijo, sucos, pães e tortas. É uma forma de valorizar a agricultura familiar e oferecer produtos de qualidade à população e aos servidores públicos”, destacou o secretário.

Atividades

As atividades da Semana do Meio Ambiente continuam no fim de semana, com a limpeza do Parque dos Buritis e do Lago Ernani Machado no sábado, 8. Diversas entidades e empresas já confirmaram presença para a ação, que começará às 7h30. Na segunda-feira seguinte, haverá uma reunião sobre prevenção de incêndios no Sindicato Rural, aberta a produtores rurais e à comunidade em geral.

Programa Lixo Zero

Felipe Palis também falou sobre o programa Lixo Zero, adotado pela prefeitura há sessenta dias: “A experiência tem sido muito positiva, especialmente nas escolas, que já começaram o processo de separação de resíduos. No Paço Municipal, a adaptação está sendo gradual, mas já vemos progresso com a participação ativa dos funcionários. Estamos no caminho para alcançar a certificação do lixo zero.”

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.