Médicos norte-americanos vêm a Lucas do Rio Verde compartilhar experiências

Profissionais ministraram treinamento sobre obstetrícia e gestação a equipe médica da Atenção Básica do município

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 09 21 at 07.29.43 3
Foto: Rayan Nicácio/Ascom

Dois profissionais da Universidade de Iowa, nos EUA, estão em Lucas do Rio Verde compartilhando experiências. No município, Brooks Jackson e Kimberly Kenne participam de um treinamento sobre Obstetrícia e Gestação.

Antes do treinamento, que acontece no auditório dos Pioneiros, Brooks e Kim conheceram um pouco da estrutura de saúde disponível no município. Um dos locais visitados foi o Hospital São Lucas.

Em conversa com a imprensa, Kim elogiou a recepção que teve quando chegou ao Brasil e a Lucas do Rio Verde. “Muito bom ouvir todo mundo e aprender sobre como é que funciona a saúde, o tratamento aqui em Lucas”, disse, por meio de um intérprete.

Sobre o treinamento, a professora assistente de obstetrícia adiantou que a meta é melhorar a qualidade do trabalho prestado na saúde, tanto no Brasil, quanto nos EUA. “É realmente o grande ganho que nós podemos ter, para os dois lados”, assinalou. “Que isso seja o início de uma parceria. E que todo mundo, nos dois países, aprendam bastante a partir disso”.

WhatsApp Image 2022 09 21 at 07.29.43
Foto: Rayan Nicácio/Ascom

Experiência

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, elogiou a experiência dos dois profissionais norte-americanos. Ela explica que tão logo soube da vinda de Brooks e Kenne e que estavam dispostos a compartilhar conhecimento, buscou agendar o treinamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Através dessa parceria entre o Hospital São Lucas, a FS e o município, conseguimos organizar esse momento. Pra nós é muito importante esse tema. Recentemente nós fizemos um treinamento muito intenso com nossas equipes na parte de pré-natal, especificamente, e vem complementar e trazer pra nós o que é a realidade deles, dos EUA e de um grande centro de estudo e de pesquisa”, explicou Ventura.

A médica Rayane da Silva Maldonado, que atua no PSF do bairro Tessele Junior, reforçou o trabalho de capacitação realizado no município e o compartilhamento de experiências. Ela acredita que parcerias como essa tendem a resultar em melhor atendimento às pacientes luverdenses. “Ainda mais essa equipe que traz uma realidade totalmente diferente. É uma oportunidade de ver o que a gente está fazendo, o que eles também fazem, e o que a gente pode melhorar. Sempre pensando pelo paciente, é muito importante essas capacitações”, ressaltou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.