Mais de 49 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo em Lucas do Rio Verde

Votação inicia às 7 e será encerrada às 16 horas. Novo horário acontece de forma simultânea em todo o país

Fonte: CenárioMT

LUCAS DO RIO VERDE AÉREO
Ascom Prefeitura

Mais de 49 mil eleitores estão aptos a ir às urnas neste domingo (02) nas eleições gerais em Lucas do Rio Verde. Eles devem estar atentos às orientações da Justiça Eleitoral. A principal delas é relacionada ao horário de votação.

Diferente das eleições anteriores, este ano o Tribunal Superior Eleitoral unificou o horário de votação em todo o país. A votação acontecerá de forma simultânea nos Estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, nas cidades que têm fuso horário diferente de Brasília, os eleitores vão às urnas das 7 às 16 horas.

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Porém, é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

[Continua depois da Publicidade]

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título. Também pode ser usado no dia da eleição também para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência, entre outras.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Colinha

Antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que você deverá preencher na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos em quem pretende votar. Essa colinha vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar.

Celular

Este ano, após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação com ele ou com máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação. A medida visa garantir um dos aspectos mais importantes da democracia: o sigilo do voto.

Porte de armas

O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo – sejam elas civis (ainda que tenham porte de arma) ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral – se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.

Também estão proibidos o transporte e a posse de armas pelos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) na véspera, no dia e no pós-eleição.

Raio-X dos eleitores de Lucas do Rio Verde

De acordo com o TSE, o eleitorado apto a votar nas eleições 2022 em Lucas do Rio Verde é de 49.625 eleitores. Desses, 45.789, ou 92,27%, estão aptos a votar por biometria, enquanto 3.836 (7,73%) não fizeram a coleta dos dados biométricos.

228 jovens com 16 anos fizeram o título de eleitor. Lucas do Rio Verde terá ainda 415 eleitores com 17 anos. Ainda de acordo com o TSE, a faixa etária com maior número de eleitores no município é a de 25 a 34 anos. São 13.282 eleitores.

Conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 51% do eleitorado é feminino e 49% masculino.

[Continua depois da Publicidade]

Já os eleitores que se dizem analfabetos representa 1,37% do eleitorado luverdense, ou 681 pessoas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.