26.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMais de 150 profissionais da educação são vacinados contra a Covid-19 no...

Mais de 150 profissionais da educação são vacinados contra a Covid-19 no primeiro dia de convocação

Professores, monitores, zeladores e coordenadores de creches municipais, da rede pública e privada, foram imunizados
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde iniciou, nesta quarta-feira (2), a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19. Na oportunidade foram imunizados 158 trabalhadores das creches Menino Jesus, Anjo da Guarda, Irmãs Carmelitas, Nova Geração, Dois Mil, Mundo Mágico, Piaget e La Salle.

A professora Rozangela Prezotto, que atua há 18 anos na área, não contém a emoção ao falar sobre o momento tão esperado. “É incrível mesmo, sensação única, até chorei. Porque embora a gente saiba que ainda não está totalmente imunizado, já é um grande alívio”, afirma Rozangela.

A vontade de voltar às aulas presenciais e a saudade do contato com os alunos são alguns dos motivos pela euforia da classe com início da vacinação. “Nosso desejo enquanto profissional da educação é estar com as crianças na escola, exercer nossa função dentro da escola. A vacina vem assegurar isso, que possamos trabalhar com mais tranquilidade e segurança”, destaca a secretária municipal de educação, Elaine Benetti Lovatel.

O Município reforça que não há pré-cadastro ou livre demanda para esse grupo prioritário. A imunização se dá por grupos de unidades escolares e de listas nominais, elencando os profissionais atuantes no momento. Deverão comparecer ao local de vacinação apenas os trabalhadores que foram convocados pelas respectivas instituições de ensino.

“A lista nominal é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Inclusive, em cada dia de vacinação, haverá a presença de pelo menos um responsável por cada unidade de ensino, garantindo assim mais segurança e veracidade ao processo de vacinação, evitando fraudes”, afirma Claudia Regina Engelmann, coordenadora da Vigilância em Saúde.

A vacinação dos trabalhadores da educação segue o cronograma de instituições escolares, públicas e privadas, do critério de prioridade de trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Tal determinação está descrita na Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 53 e Nota Técnica nº 717/2021 do Ministério da Saúde.

A ordem de convocação será creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, enfim, trabalhadores da educação do ensino superior. A Nota Técnica informa ainda que a disponibilização das doses será de forma escalonada, gradativa, à medida que as vacinas são recebidas, mas reforça que todos os profissionais da educação serão contemplados.

 


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021