O Luverdense Esporte Clube dá início à pré-temporada 2026 na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro, com a reapresentação do elenco profissional no Estádio Passo das Emas. O Verdão do Norte traça planos para a temporada que se aproxima, embalado pelos aprendizados de 2025.
A diretoria alviverde tem trabalhado nos bastidores desde agosto para montar um grupo competitivo e preparado para os desafios que virão. A estruturação do plantel busca equilibrar experiência e juventude e conta com a manutenção de alguns atletas do elenco de 2025 como o goleiro João Guilherme, o lateral Raul Prata e os volantes Danilo Borges e Lucas Góes.
O ano de 2025 marcou a volta do Luverdense na disputa de uma competição nacional. No Campeonato Brasileiro da Série D, o Luverdense mostrou solidez na primeira fase, garantindo classificação antecipada com campanha consistente. A equipe comandada por Wagner Lopes conquistou vitórias importantes. Destaque para o triunfo por 3 a 1 sobre a Aparecidense, equipe que passou com a melhor campanha geral entre os 64 clubes da Série D de 2025, e também o jogo histórico de número 800 do clube, que foi marcado pela vitória por 1×0 diante do Gazin Porto Velho.
Na segunda fase da Série D, o Verdão enfrentou o Rio Branco-ES em confronto eliminatório que acabou com a eliminação da equipe. Apesar do resultado adverso, a campanha serviu como importante aprendizado para o grupo. “Eu acho que muitas lições foram aprendidas. Nós montamos um grupo após o estadual, reformulamos novamente, mas a gente não conseguiu alcançar o objetivo que era avançar. Mas estamos formando um novo grupo, uma nova expectativa. E a gente sabe que [a expectativa] é muito grande, né? O entorno nosso é muito grande, todo mundo tem uma grande expectativa e a gente quer corresponder a isso.”, disse Wagner.
Para Aluízio Bassani, a pré-temporada representa um marco fundamental na preparação para os objetivos de 2026. “Estamos montando um elenco qualificado e motivado para buscar grandes conquistas. O trabalho começou imediatamente após a Série D, com análises criteriosas para trazer atletas que se identifiquem com nosso projeto. Queremos um 2026 vitorioso, que coloque o Luverdense novamente entre os protagonistas do futebol mato-grossense e nacional”, afirmou o presidente.
As categorias de base também têm brilhado nos estaduais, com destaque para o time Sub-20, que conquistou vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 após o vice-campeonato no estadual.
Bassani também destacou o investimento contínuo do clube nas categorias de base. “Nosso projeto é de médio e longo prazo. Em 2025, atendemos mais de 800 crianças em nossas escolinhas. Temos feito boas campanhas no estadual desde o sub-11 até o sub-20 e isso é parte fundamental da nossa missão enquanto instituição esportiva de Lucas do Rio Verde”, completou.
Wagner Lopes, que permanece no comando técnico do Verdão, projeta uma pré-temporada intensa e focada nos objetivos da próxima temporada. “Vamos trabalhar forte desde o primeiro dia. A gente vai fazer uma ótima preparação, a expectativa é muito boa. Teremos a chegada de novos atletas, atletas jovens, atletas com experiência, atletas que entendem a grandeza do Luverdense e vão dar a vida lutando pelo clube, buscando resultado. Assim como toda a diretoria, assim como os colaboradores, a comissão técnica, os atletas, todo mundo se doando, trabalhando arduamente, seguindo os nossos três pilares, né, que são disciplina, respeito e trabalho árduo” declarou o treinador.
O Luverdense terá pela frente uma temporada de calendário cheio, com disputas do Campeonato Mato-Grossense, Copa FMF (ainda em discussão) e Campeonato Brasileiro da Série D como principais competições. A estreia oficial deve ocorrer em 11 de janeiro, pelo estadual.
A pré-temporada prevê trabalhos físicos, técnicos e táticos ao longo das próximas semanas, com possibilidade de jogos-treino para ajuste do grupo. O objetivo é chegar nas primeiras rodadas do Mato-Grossense com ritmo de jogo e entrosamento.


















