37.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Prazo pra contestar lista de sorteados do Vida Nova 2 vai...

Lucas: Prazo pra contestar lista de sorteados do Vida Nova 2 vai até o dia 30 de setembro

Sorteio aconteceu na noite desta terça-feira (31) com transmissão online
Por CenárioMT

Foram sorteadas ontem (31.08) as 350 casas do residencial Vida Nova 2, em Lucas do Rio Verde. O sorteio foi acompanhado por representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, além de representantes de associações, do Conselho Municipal de Habitação e vereadores. Em razão das medidas preventivas do novo coronavírus, a cerimônia contou com número restrito de pessoas, mas contou com transmissão online.

A lista de 350 sorteados poderá ser contestada até o final do mês. Durante este período, o próprio município, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Habitação, fará visitas às famílias sorteadas. O objetivo é confirmar as informações prestadas durante o preenchimento do cadastro junto à Secretaria. Caso haja inconsistências, a família presente na lista será excluída. Também foi sorteada lista com 350 pessoas que ficarão como suplentes.

O sorteio foi realizado por grupos segundo critérios nacionais de priorização estabelecidos pelo Ministério das Cidades, acrescidos de critérios adicionais de priorização definidos pela Prefeitura. 3% das unidades habitacionais foram direcionadas para atendimento de pessoas idosas e outros 3% para pessoas com deficiência.

As unidades restantes foram distribuídas em outros três grupos. No grupo I estavam as pessoas que atendiam 4 e 5 critérios de seleção. Já no grupo II estavam as pessoas que atendiam 2 e 3 critérios de seleção. Por fim, no grupo III estavam as pessoas que atendiam a 0 e 1 critério de seleção.

A entrega das 350 casas do Residencial Vida Nova 2 deve acontecer no mês de outubro, após a conclusão das obras.

Sistema de sorteio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde utilizou sistema de sorteio desenvolvido pelo setor de Tecnologia de Informação. De acordo com a secretária de Assistência Social, Janice Vaz, o sistema passou pela avaliação do Conselho de Habitação e outros órgãos, como Ministério e Defensoria Pública. “Todos olharam, discutiram e aprovaram este sistema. É um sistema próprio criado pela Prefeitura, totalmente seguro”, assegurou Janice.

“Estamos acompanhando o processo, conferindo toda a lisura para certificar que as 350 pessoas contempladas estejam dentro dos critérios previstos em lei. O papel da Defensoria Pública é fiscalizar. Assim como o próprio Ministério Público, nós também temos este papel e nós estaremos sempre atentos e vigilantes. Qualquer tipo de situação que chegar até a Defensoria, a gente vai dar andamento e tomar as medidas necessárias”, pontuou o defensor público Guilherme Rigoni.

Déficit habitacional

A Prefeitura estima em até 6 mil o número de famílias que não tem residência no município. E a demanda é crescente, dada à rotatividade de pessoas que vêm a trabalho temporário e acabam fixando residência em Lucas do Rio Verde. O prefeito Miguel Vaz reconheceu a necessidade de ação entre as três esferas de gestão pública para diminuir a lista de espera. “O poder público precisa ter esse olhar pra entender o momento e saber que é preciso fazer mais, investir mais em habitação, fazer as parcerias com Governo Federal, com Governo do Estado, que dispõem de recurso pra isso, e a parte do governo municipal também, pra que os três juntos possam atender mais pessoas”, destacou.

Durante a cerimônia, Vaz anunciou que mais 1,5 mil imóveis serão construídos para atender famílias que não possuem residência. A ideia é iniciar o projeto ainda em 2021.

Lucas do Rio Verde realiza sorteio de casas habitacionais; Confira a Lista

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Esporte inicia recuperação de gramado no campo do Jaime Seiti Fujii
setembro 16, 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Executivo consegue apoio para ampliar estrutura da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
SE DEU MAL
Em ação rápida, Guarda Municipal frustra roubo a residência de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021