36.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Durante visita da cúpula da Polícia Civil, município inaugura núcleo de...

Lucas: Durante visita da cúpula da Polícia Civil, município inaugura núcleo de atendimento a mulher

Diretor geral da instituição, delegado Mário Rezende, visitou Lucas do Rio Verde e ouviu pedidos para melhorias na estrutura da Polícia Civil
Por CenárioMT

Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (15) o Núcleo de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente de Lucas do Rio Verde. O espaço é anexo à Delegacia de Polícia Civil, mas servirá para atender os casos de violência. A cúpula da Polícia Civil de Mato Grosso veio ao município e prestigiou a inauguração.

A proposta de preparar um ambiente exclusivo para acolher denúncias de violência doméstica, principalmente, tem como objetivo prestar atendimento humanizado das mulheres em situação de violência.

“A gente sabe que há anos as pessoas vêm lutando por isso. É uma ação que várias pessoas já pensaram e graças a Deus e o empenho da rede de proteção estamos conseguindo inaugurar este núcleo”, assinalou a secretária de Assistência Social de Lucas, Janice Ribeiro.

A primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou o Núcleo da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso no início de agosto, durante agenda oficial em Lucas do Rio Verde
(Foto: Divulgação/Jana Pessoa)

O delegado titular, Marcelo Maidame, destacou que diariamente há registros de flagrantes de mulheres vítimas de violência doméstica. Ele acrescenta que o número de medidas protetivas vem aumentando nos últimos meses. “Com esse objetivo, tivemos essa ideia, juntamente com a prefeitura, entidades e voluntários, de melhorar algumas salas da Delegacia”, explicou o delegado. Maidame ressalta que com o núcleo, o atendimento às vítimas será mais célere. “Os boletins serão registrados num espaço exclusivo às mulheres, atendidas por mulheres”, acrescentou.

“O objetivo central é ter um atendimento especializado e celeridade na conclusão dos procedimentos para evitar que os infratores reincidam. Assim que a vítima for à Delegacia efetuar o registro de ocorrência, as medidas protetivas já serão encaminhadas ao Judiciário de forma rápida. E de igual modo, o inquérito policial será concluído no menor tempo possível”, avalia o delegado Eugênio Rudy Junior.

Delegada mulher

Durante entrevista à imprensa luverdense, o delegado geral de Polícia Civil no Estado, Mário Rezende, disse que o município deverá receber um novo delegado em breve. Diante da implantação do número, Rezende cogitou a possibilidade de destacar uma autoridade policial para atender os casos de violência doméstica. “Muito positiva a vinda de mais um delegado pra cá que já ficaria responsável, talvez até uma mulher, que ficaria responsável pelo núcleo de atendimento a mulher vítima de violência domestica”, sinalizou.

O delegado geral pontuou que a estrutura da Delegacia de Polícia Civil no município deverá receber investimentos. Mário Rezende não descartou transformar o núcleo futuramente em Delegacia da Mulher. “Posteriormente esse núcleo, com alteração legal, com a vinda do novo prédio, poderia se transformar numa delegacia especifica, atendendo de maneira especializada as mulheres vitimadas”, ponderou.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,347FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Confira programação!
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 27, 2021
Câmara de Lucas do Rio Verde aprova cessão estrutura de comunidade rural para empresa que constrói usina hidrelétrica
setembro 27, 2021
Lucas do Rio Verde
Creche Anjo da Guarda será ampliada em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 11.700 cães e gatos são vacinados contra a raiva em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021