Lucas do Rio Verde promove Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Inscrições estão abertas para encontro que será realizado dia 28 de novembro

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Yuri Cardoso

Para debater políticas públicas para as crianças e adolescentes, após período pandêmico, o município de Lucas do Rio Verde promove, no dia 28 de novembro, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro será realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço, das 8h às 12h.

O tema da conferência é “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

[Continua depois da Publicidade]

A ficha de inscrição está disponível na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, no Paço Municipal, e na Casa dos Conselhos, localizada na avenida São Paulo, nº 80 S, bairro Alvorada. A comissão organizadora disponibilizará também na recepção, no dia do evento, a ficha de inscrição.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e secretária adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, o momento é propício não apenas para reflexão, mas sugestão de ideias e conhecer a realidade de cada município pós pandemia. “Há impactos e talvez impactos irreversíveis por consequências da Covid-19. Crianças e adolescentes que perderam os pais, irmãos e outros parentes e amigos, que tiveram que lidar com a dor da morte. Além do lado afetivo, temos também o educacional. Alunos sem aula presencial, que afeta o convívio na sociedade e o aprendizado. Entendo que sairemos da Conferência com alternativas e sugestões para melhorar essa fase tão turbulenta e complexa que ainda assola a sociedade”, refletiu Débora.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o evento, serão trabalhados cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes que serão debatidos: 1. Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes com contexto pandêmico e pós-pandemia; 2. Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; 3. Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após pandemia; 4. Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; 5. Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Participam da conferência os conselheiros dos Direitos da Criança, conselheiros tutelares, representantes dos órgãos públicos, segurança pública, Poder Executivo, Poder Legislativo, Judiciário, representantes das áreas de educação, saúde, assistência social e toda a sociedade interessada em contribuir com o tema.

As propostas elaboradas e aprovadas na etapa municipal serão apresentadas na estadual, por delegados eleitos ao final da conferência.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.