Lucas do Rio Verde participa de debate sobre mudanças climáticas e inovação em Aracajú

Fórum Unicidades contou com a participação de cerca de 90 municípios de todas as regiões do país

Fonte: Ascom Prefeitura/Olga Kunze

(Foto: Fotos: Michelle Costa)
(Foto: Fotos: Michelle Costa)

Estimular o debate e a troca de experiências entre secretários de planejamento e desenvolvimento urbano de todo o país, para buscar soluções atuais e eficazes para os problemas das cidades. Esse é o intuito do 4º encontro do Fórum Unicidades, que aconteceu neste ano em Aracajú, Capital do estado de Sergipe, nos dias 23 e 24 de maio. O evento contou com a participação da supervisora de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Isabela Godoy, a única participante do estado de Mato Grosso.

“Foi muito importante participar desse encontro. O evento não abordou apenas questões voltadas ao planejamento urbano, mas também teve como foco o cenário das mudanças climáticas, que é algo que é necessário falar nesse momento do nosso país. Esse espaço de troca entre representantes de diversos municípios brasileiros foi essencial para a gente buscar soluções inovadoras e eficazes para esses desafios que nossas cidades enfrentam”, ressaltou a supervisora Isabela Godoy.

Na ocasião, ela apresentou iniciativas positivas de Lucas do Rio Verde aos municípios presentes. “No fórum eu tive a oportunidade de apresentar as iniciativas de Lucas do Rio Verde aos participantes e foi muito gratificante ver como a nossa cidade é uma referência positiva em várias áreas, como por exemplo a coleta seletiva de resíduos e reciclagem, além dos sistemas de georreferenciamento e tecnologia que a gente implanta aqui. Então esse reconhecimento nos motiva a continuar investindo nessas práticas sustentáveis e nas tecnologias, para garantir uma qualidade de vida melhor aos nossos habitantes, aos luverdenses”, concluiu.

A programação do primeiro dia contou com um painel que discutiu as mudanças climáticas e planejamento urbano, com a mediação da coordenadora-geral de Adaptação às Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Inamara Melo, e participações da coordenadora de Desenvolvimento Urbano da WRI Brasil, Laura Azevedo, e o arquiteto do município gaúcho de São Leopoldo, João Henrique Dias, uma das cidades mais atingidos pela tragédia do Rio Grande do Sul.

lucas do rio verde participa de debate sobre mudancas climaticas e inovacao em aracaju interna 1 2024 05 29 454696889

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Foto: Foto: Michelle Costa)

Além disso, foi apresentada a experiência da Prefeitura de Aracaju com duas iniciativas inovadoras: a PPP da iluminação pública da Capital, e a adoção do mapeamento georreferenciado de problemas urbanos com veículos dotados de inteligência artificial.

Além de Lucas do Rio Verde, estiveram presentes no evento profissionais de cidades sergipanas como Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Estância, e de outros municípios brasileiros, a exemplo de Taboão da Serra e Piracicaba (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Maceió (AL), Saquarema e Niterói (RJ), entre outros.

Fórum Unicidades

O Fórum Unicidades foi criado em 2021, com a proposta de formar um espaço compartilhador de referências, com atividades para intercâmbio de ideias, conexão com outras redes de parceiros e envolvimento mútuo para captação de recursos federais, desenvolvimento de projetos e aplicação de instrumentos urbanísticos.

Outro aspecto importante que marcou a criação do grupo foi a celebração de 20 anos da criação do Estatuto das Cidades, marco legal que direciona o desenvolvimento e planejamento urbanos.

Hoje, são parte do Fórum representantes de cerca de 90 municípios, de todas as regiões do país. O Fórum é apoiado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e pela WRI Brasil.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.