Lucas do Rio Verde investe mais de R$ 400 mil em iluminação de LED

Fruto de parceria com a Aneel, novas luminárias de LED devem gerar economia de, no mínimo, 55%

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Uma cidade bonita, sustentável e segura: esse é objetivo do programa de eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a concessionária Energisa. Por meio deste programa, o Município de Lucas do Rio Verde investirá mais de R$ 400 mil em melhorias na iluminação pública das vias urbanas da cidade.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Cidade, à frente do projeto, haverá substituição das luminárias de vapor metálico para luminárias de LED. A tecnologia confere maior segurança pública, redução de custos com manutenção e ainda sustentabilidade ambiental.

[Continua depois da Publicidade]

A troca teve início nesta semana, com substituições feitas em um trecho da Avenida Brasil, da Avenida Paraná e outros espaços públicos, como a rotatória do Paço Municipal. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por uma empresa terceirizada, que está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento.

Segundo Welder Maciel, analista responsável pelo acompanhamento e fiscalização, a previsão é que a substituição das luminárias garantirá uma economia de, no mínimo, 55% de consumo em relação a iluminação anterior, que é a de vapor metálico.

[Continua depois da Publicidade]

“A adesão ao programa reforça a proposta da gestão na busca pela modernização e ampliação da infraestrutura, de modo a garantir maior eficiência energética do município”, apontou Welder.

Outros projetos em andamento na secretaria também buscam novos recursos para estender o benefício da iluminação em LED para demais vias urbanas do município, bem como ampliar a outras matrizes energéticas, como a energia fotovoltaica, aponta a pasta.

Sobre o programa 

O programa de eficiência energética desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica tem o objetivo de incentivar o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos que demonstrem a viabilidade econômica na troca dos equipamentos de iluminação pública atendendo também as prerrogativas legais e regulamentação da Aneel.

Além disso, através do programa, as concessionárias são obrigadas a aplicar uma parcela de sua receita na realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência no uso final da energia elétrica.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.