Lucas do Rio Verde: Inscrições para cursos de qualificação começam na próxima segunda-feira (16)

Interessados podem optar por 6 cursos que oferecem 120 vagas

Fonte: CenárioMT

pref lrv 3

Começa na próxima segunda-feira (16) o período de inscrição para seis cursos do Programa Qualifica Lucas. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Senai. Nesta primeira etapa são ofertadas 120 vagas em seis cursos de qualificação profissional.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estão disponíveis cursos para qualificação de Mestre de obras, com duração de 360 horas no período noturno, Eletricista industrial, que terá duração de 240 horas também no período noturno. Outro curso disponível é de Cozinheiro industrial, cuja duração será de 280 horas no vespertino, e de Soldador eletrodo revestido, com carga de 200 horas no período noturno. Os interessados ainda podem optar pelo curso de Almoxarife, com duração de 160 horas, e Assistente de contabilidade, também com carga de 160 horas. Ambos serão desenvolvidos no período matutino e podem ser feitos por pessoas com idade a partir de 16 anos.

“São cursos bem completos. As pessoas que já trabalham, têm ofício, mas querem se profissionalizar, agora é uma oportunidade excelente”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Welligton Souto.

Inscrição

Os interessados podem retirar uma senha junto ao Poder Público. Elas estarão disponíveis na Secretaria de Assistência Social e Habitação, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou ainda na Sala do Empreendedor, localizada na Galeria Central de Serviços.

Com a senha em mãos, o interessado deverá se dirigir até o Senai para efetivar a matrícula, com os documentos necessários: comprovante de residência, CPF, RG e comprovante de escolaridade. Menores de idade precisam fornecer também CPF e RG dos responsáveis legais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os critérios para participação são ter o ensino fundamental completo e ter a partir de 16 anos completos ou acima de 18 anos (conforme o curso).

“Falta qualificação profissional e muitas vezes essas pessoas não têm essa oportunidade. Nós faremos um trabalho, levando informações para que as pessoas se interessem pelos cursos e se qualifiquem”, informou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O período de inscrição vai até o dia 10 de fevereiro.

A Sala do Empreendedor fica na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná nº 766, no Centro. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 13h. Os telefones para contato são (65) 3548-2583 e WhatsApp (65) 99217-0203.

O Senai Lucas do Rio Verde está localizado na Rua Umuarama, nº 675 S, bairro Menino Deus.

Qualifica Lucas

Os cursos ofertados pelo programa Qualifica Lucas abrangem 11 diferentes áreas. Ao longo dos dois próximos anos serão ofertados cursos nas áreas de alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.

O cronograma prevê a disponibilização de 250 vagas por semestre, com andamento até o ano de 2024. O início das aulas será em 13 de fevereiro.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, a previsão é que o lançamento da próxima etapa, com outros novos cursos, seja realizado em abril deste ano.

“Essa parceria vem de encontro aos indicadores do município, de alta geração de empregos, além das novas empresas que se instalaram. Temos a geração de vagas, mas as pessoas muitas vezes não estão qualificadas, e queremos que as pessoas aproveitem essas oportunidades”, observou o prefeito Miguel Vaz. “Acreditamos muito no crescimento econômico de Lucas do Rio Verde, por isso investimos forte nessa parceria, para que a gente continue sendo essa cidade de oportunidades”, acrescentou.

Ampliação

Para atender os novos alunos com laboratórios e toda infraestrutura necessária para a realização dos cursos, a sede do Senai em Lucas do Rio Verde deverá ser ampliada. A expectativa é que a ampliação inicie nos próximos meses. “Para o início de 2024 a nossa previsão é que nós tenhamos novos laboratórios, uma nova estrutura pra poder atender, tanto o projeto firmado com a Prefeitura, quanto a outras demandas que possam existir”, observou Thiago Viola Holz, gestor da unidade luverdense.

Segundo ele, ao longo do desenvolvimento deste programa, a unidade do Senai terá duplicada a capacidade de atendimento aos alunos.

Para os cursos que serão ofertados no programa, o Senai já iniciou o processo para aquisição de equipamentos didáticos, qualificação dos profissionais “A gente que a demanda aqui no município por mão de obra qualificada é grande. A nossa instituição tem know how e toda a qualificação necessária pra poder atender”, completou Holz.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.