Lucas do Rio Verde é reconhecida como a cidade mais inteligente de Mato Grosso e a 4ª do Centro-Oeste

Ranking foi apresentado na última semana, em São Paulo, durante a abertura do Cidade Connected Smart Cities

Fonte: Ascom Prefeitura/Olga Kunze

pref lrv 2025 10 01T154432.028
(Foto: Ascom Prefeitura)

Lucas do Rio Verde foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2025, apresentado na última terça-feira (23), em São Paulo, durante a abertura do Cidade Connected Smart Cities, o maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina. Pela primeira vez, o estudo avaliou mais de cinco mil municípios brasileiros e colocou Lucas como a cidade mais inteligente de Mato Grosso e a 4ª melhor colocada do Centro-Oeste.

O município conquistou três reconhecimentos: Selo Cidades Inteligentes – Bronze, baseado nas normas internacionais ISO/ABNT; Selo Ecossistema de Inovação – Prata, que avalia a força e maturidade do ambiente inovador local e a 4ª colocação no Ranking Regional do Centro-Oeste.

O município obteve a nota 47,20, com destaque para os eixos de Governança (64), Resíduos Sólidos, Esgoto e Água (59), Educação (58), Segurança (56) e Telecomunicações (55). O levantamento considera 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas, como economia, meio ambiente, habitação, mobilidade urbana, energia e educação.

Representaram Lucas do Rio Verde no evento os secretários Alan Togni (Governo e Administração), Welligton Souto (Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), Danilo Messias (adjunto da mesma pasta) e Felipe Palis (Agricultura e Meio Ambiente). Alem deles, também participaram os servidores Sirlei Amaro, Eduardo Avila e Anathan Bassani.

Durante a programação, os gestores e técnicos participaram de painéis e apresentaram cases de sucesso do Município.

O secretário de Governo e Administração, Alan Togni ressaltou os avanços no governo digital, que foram apresentados no evento, como a ferramenta “Betha Studio”, que auxiliou a integração de dados das ferramentas desenvolvidas pela equipe do departamento de tecnologia da Prefeitura.

“O nosso colaborador Eduardo Avila apresentou a nossa experiência com a transição para o sistema em nuvem (cloud), seguro e atualizado, que já utilizamos na Prefeitura. Digitalizamos e melhoramos os serviços nos últimos tempos. O que mais nos dá tranquilidade é que estamos no caminho certo, rumo a um governo 100% digital”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto falou que o resultado é fruto de uma gestão comprometida com inovação e qualidade nos serviços públicos. “Recebemos essa premiação como a cidade mais inteligente de Mato Grosso e a quarta do Centro-Oeste. Isso mostra que o trabalho iniciado desde o primeiro ano da gestão tem dado resultado. Digitalizamos processos, reduzimos custos, implantamos o programa Lixo Zero nas escolas, modernizamos o transporte público com normas de descarbonização e ampliamos a segurança com a Guarda Armada e o Ciospe, que hoje conta com mais de 400 câmeras. Também conectamos 100% dos prédios públicos por fibra óptica, o que garante mais agilidade e eficiência”, explicou.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, representou o Município em um painel sobre gestão de resíduos, apresentando a experiência de Lucas do Rio Verde com a metodologia Lixo Zero. “Mostramos os avanços, benefícios e desafios do programa Lixo Zero em Lucas, além de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas. Foi uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, além de inserir o município no debate nacional sobre gestão de resíduos”, afirmou.

Com a premiação, Lucas do Rio Verde consolida sua posição de referência, reafirmando o compromisso da administração municipal em construir uma cidade inteligente, sustentável e conectada.

52231088420251001152930
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT