21.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde...

Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem

Adesão masculina ao pré-natal é essencial para dar apoio à gestante e fortalecer vínculos
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde foi um dos destaques na 16ª Oficina de Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde da região Teles Pires. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (15), de forma on-line e, na oportunidade, foram apresentados relatos de municípios da região que se destacaram pelo trabalho desenvolvido na implantação da consulta de pré-natal do parceiro e valorização da saúde do homem. Além de Lucas do Rio Verde, entre os municípios que apresentaram melhores indicadores nesse quesito estão Cláudia, Feliz Natal e Sorriso.

O pré-natal consiste em trabalhos de fortalecimento do vínculo com os homens, explicar as alterações que a mulher vai ter durante o parto e pós-parto e orientar como a figura paterna é necessária nesse momento. O coordenador da Atenção Básica, Alexsander Brito, fala da importância do trabalho específico para o pré-natal do parceiro.

“O homem participa muito quanto o bebê está em crescimento, na barriga, ao escutar o coração do bebê e acompanhar nos exames de ultrassom, mas a participação deve ser efetiva e ir além desses momentos. Tanto a mulher quanto o homem precisam sentir que essa é uma fase que demanda atenção e entrega das duas partes”, explica o enfermeiro.

Diante da demanda encontrada nos PSFs, a Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos nas equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e o coordenador apresentou esses resultados bem-sucedidos no evento. “Estamos conseguindo uma adesão maior dos parceiros nas consultas de pré-natal, tanto dos pais de primeira viagem quanto daqueles que já possuem filhos. Com isso é possível aumentar o acesso ao serviço ofertado e melhorar os indicadores do Município”, frisa Brito.

Além disso, destaca-se a importância de que os homens olhem atentamente para a saúde não apenas no mês de novembro. “Ao trazer esse público e solicitar exames de rotina (urina, colesterol, glicemia, hemograma, entre outros) já conseguimos diagnosticar homens com problemas de pressão arterial e diabetes e iniciar tratamento precoce. Além disso, também são solicitados testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é feita a verificação da situação vacinal (não só relacionada à Covid-19) e demais orientações sobre os serviços oferecidos na Unidade”, ressalta o coordenador.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021