O brilho do Natal da Esperança 2025 começou a iluminar Lucas do Rio Verde na noite desta segunda-feira (10), com a cerimônia de acendimento da Árvore Salgueiro-chorão da Flor Vermelha, plantada na rotatória da Avenida Mato Grosso, no bairro Cidade Nova. O evento marcou o primeiro passo das celebrações natalinas deste ano, reunindo o prefeito Miguel Vaz, as secretárias de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, e de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, servidores e luverdenses em um momento de celebração e confraternização.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância simbólica da cerimônia e o papel do Natal como tempo de união e reflexão. “É um momento emocionante, muito importante para o lançamento do Natal da Esperança 2025 aqui na Avenida Mato Grosso, nessa árvore bonita, da espécie chorão. Agradeço à Secretaria de Cultura, através da secretária Luciana, liderando a equipe e fazendo um Natal cada ano melhor. É um Natal para as famílias, para mudar a forma de pensar, para que o espírito natalino prevaleça na população”, afirmou.
O gestor também antecipou que a abertura oficial do Natal da Esperança 2025 acontecerá no dia 6 de dezembro, no Centro de Eventos Roberto Munaretto, onde será construída a “Cidade Natal”. “Este ano será diferente, não será mais na rotatória do Paço Municipal, justamente para oferecer mais conforto aos visitantes. Não tenho dúvida de que será ainda melhor do que nos anos anteriores”, completou o prefeito.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reforçou o significado do Natal como tempo de união e solidariedade. “A cidade iluminada, como o Natal, é apaixonante. É o momento de comemorar, de unir as famílias. Muitas pessoas permanecem aqui nessa época e, com o trabalho da secretária Luciana e sua equipe, tudo foi feito com muito carinho para que a gente viva o verdadeiro Natal”, destacou.
Janice também lembrou da Árvore da Esperança, projeto social que mobiliza a comunidade para ajudar famílias em vulnerabilidade durante o período natalino. “É uma oportunidade de todas as famílias luverdenses comemorarem um Natal diferente, com comida na mesa e presente para as crianças. A sociedade pode participar entrando no site da prefeitura e adotando uma família, fazendo o Natal acontecer nesses lares”, explicou.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, responsável pela coordenação da programação natalina, destacou o envolvimento coletivo e o fortalecimento de Lucas do Rio Verde no circuito estadual do turismo natalino. “Esse projeto tem o objetivo de atrair, alegrar o luverdense e acolher os turistas. Lucas já está no circuito do Natal do Estado, o que muito nos orgulha. Quero agradecer à prefeitura e a toda equipe da Cultura, que trabalha com dedicação para fazer deste um Natal inesquecível”, afirmou.

Luciana adiantou ainda algumas novidades da decoração natalina, como a Vila Encantada, os lagos municipais iluminados e a Avenida da Mata decorada, conduzindo o público até a Cidade Natal. “Que cada luverdense, ao ver uma luzinha acesa, sinta que ela foi pensada para alegrar seu dia e trazer esperança. Desejamos um Natal abençoado e muito alegre para todos”, concluiu.
Com o acendimento da Árvore Salgueiro-chorão da Flor Vermelha, a cidade entra oficialmente no clima natalino, reafirmando o propósito do Natal da Esperança: celebrar a união, a solidariedade e o encantamento das luzes que tornam Lucas do Rio Verde ainda mais acolhedora nesta época do ano.


















