Lucas do Rio Verde celebra hoje o dia da padroeira do município

Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi escolhida como padroeira do município pela própria população no início dos anos 80

Fonte: CenárioMT

santa1
Foto: Ascom/Arquivo

Neste sábado, dia 13 de maio, Lucas do Rio Verde celebra o dia da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Apesar de ser feriado, o comércio do município funciona em horário especial, em razão de ser véspera do dia das mães.

A data em que é celebrado o Dia da Padroeira foi estabelecida em alusão a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917.  A lei que estabelece a data como feriado municipal foi assinada em 1989, na gestão do primeiro prefeito da cidade, Werner Kothrade.

A escolha de Nossa Senhora do Rosário de Fátima como padroeira do município foi feita pelos moradores de Lucas do Rio Verde na década de 80.

A origem

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria. Segundo relatos da época e da Igreja Católica, a santa apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento, no lugar de Fátima. A primeira aparição foi no dia 13 de maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.

[Continua depois da Publicidade]

A aparição é associada também à Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria havia identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.