22.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde avalia desafios para enfrentar desigualdades e garantir proteção...

Lucas do Rio Verde avalia desafios para enfrentar desigualdades e garantir proteção social em tempos de pandemia

Conferência de Assistência Social foi realizada na tarde desta quinta-feira (19) no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Por CenárioMT

Debater políticas públicas que garantam o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social em tempos de pandemia. Este foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada nesta quinta-feira (19) no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O evento é uma realização da Secretaria de Assistência Social em parceria do Conselho Municipal de Assistência Social.

O tema da conferencia foi ‘Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’. O evento contou com palestra do advogado José Rodrigues Rocha Júnior, representante da OAB/MT no Conselho Municipal de Assistência Social de Cuiabá. Rocha Junior é Presidente do Conselho na capital.

Em razão da pandemia, o palestrante participou do evento por videoconferência. Ele falou aos presentes sobre os desafios que os entes públicos vêm enfrentando ao longo da pandemia para assegurar a proteção social aos menos favorecidos.

Assistência Social durante a pandemia

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, observou que o momento foi oportuno para que os representantes de entidades trocarem ideias a respeito do desenvolvimento de políticas públicas. Ela entende que a partir do debate é possível definir ações que busquem o atendimento das demandas criadas, principalmente, neste período em que a sociedade enfrenta a pandemia de coronavírus.

“A gente precisou se reinventar. Os serviços não pararam, mas com certeza foram reduzidos e nós precisamos a partir de agora, que a pandemia está aos poucos diminuindo, voltar a oferecer os serviços como eram antes e aprimorar”, observou.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo César Hartmann, explicou que a conferencia trabalhou 4 eixos. A ideia foi definir as temáticas com a intenção de resgatar as políticas definidas ao longo das 8 conferencias já realizadas. Durante os debates foi possível fazer uma avaliação do que já feito em Lucas do Rio Verde neste período e o que é necessário fazer a partir de agora. “Nada mais é do que um planejamento entre o poder público e a sociedade civil. Todas as discussões e ações aqui definidas serão levadas para a Conferencia Estadual e depois para a Nacional. As informações aqui debatidas podem até virar lei nacional e trazer beneficio para a comunidade”, explicou.

As conferencias acontecem a cada dois anos, sempre com a proposta de aprimorar as políticas em favor dos menos favorecidos.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021