Lixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde

A iniciativa incluiu visitas orientativas e entrega de manual informativo; saiba como fazer o descarte adequado dos resíduos

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Com o propósito de conscientizar os luverdenses sobre a importância da separação correta dos resíduos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando, ao longo do mês de novembro, a campanha “Lixo tem lugar certo”. Essa consiste em visitas orientativas e na entrega do Manual de Separação de Resíduos nas chácaras 30 de Novembro, escolas municipais, creches, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A ação, realizada em conjunto com o Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, visa promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental no município, reduzindo o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e valorizando o trabalho das famílias que realizam a triagem no Ecoponto.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa campanha é fundamental, pois percebemos que muitos moradores ainda não fazem o descarte correto dos resíduos. Também queremos alertar sobre o descarte inadequado de lixos volumosos, como geladeiras, sofás e camas, que são deixados ao lado dos contentores, causando acúmulo de lixo em um único local”, destacou o diretor do Saae, Paulo Nunes.

Saiba como fazer

Em diversos pontos do município há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo Saae.

[Continua depois da Publicidade]

Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis como papel higiênico, fraldas, embalagens de isopor, laminadas e entre outros nos contentores laranjas.

Já os resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.

A autarquia orienta, ainda, que caixas de papelão devem ser descartadas dobradas, amassadas ou rasgadas, de modo que ocupe menos espaço do contentor. Além disso, as embalagens devem estar limpas e sem resíduos orgânicos para possibilitar a reciclagem.

O que não deve ser descartado nos contentores

  • Pequenas quantidades de massa verde e corte de grama: devem ser colocados em sacos deixados em frente à residência um dia antes da coleta de limpeza urbana.
  • Móveis velhos: devem ser deixados em frente à residência um dia antes da coleta de limpeza urbana.
  •  Entulhos, galhos, pneus, restos de construção e de poda: o descarte é de responsabilidade do morador, que deve arcar com a contratação e destinação dos resíduos.
  • Óleo de cozinha usado: não deve ser jogado no ralo ou no lixo comum, pois polui a água e entope o encanamento. Depois de usar, deixe o óleo esfriar, armazene em garrafas pets bem fechadas e entregue nos pontos de coleta da cidade (ecoponto, escolas municipais e supermercados parceiros).
  • Pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos, medicamentos vencidos e pneus: devem ser encaminhados para pontos de coletas específicos (supermercados parceiros, e no caso de medicamentos, em algumas farmácias e UBSs), garantindo a destinação correta.

Confira abaixo o cronograma de coleta de resíduos e de limpeza urbana:

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .