31.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDE“Livro é uma viagem que você faz sem precisar sair de casa”,...

“Livro é uma viagem que você faz sem precisar sair de casa”, compara premiada em concurso de poesia

Diva Pokorski, 82, foi uma das premiadas do primeiro concurso de Poesia Falada realizada pelo Clube do Livro de Lucas do Rio Verde
Por Da Redação

A leitura é uma das ferramentas que podem influenciar na formação, desenvolvimento e transformação pessoal e profissional do indivíduo. Através dela é possível quebrar fronteiras, descobrindo novos universos sem ao menos sair do lugar. “Livro é uma viagem que você faz, sem precisar sair de casa,” observa Diva Pokorski, 82. Ela foi uma das premiadas do 1ª Concurso de Poesia Falada de Lucas do Rio Verde. A cerimônia de premiação aconteceu ontem à noite, no auditório dos Pioneiros da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O concurso foi realizado pelo Clube do Livro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, entidades e empresas.

Diva escreveu a poesia ‘Comparações’, ficando em segundo lugar na categoria Amador. A catarinense, natural de Joaçaba, mora em Lucas do Rio Verde há 4 anos. Ela disse à reportagem de CenárioMT que sempre gostou de ler e escrever, mas ainda não tinha tido oportunidade de participar de concursos. Diva defende a leitura de bons livros. “Se começar a escrever, melhor ainda”, comentou. “É um caminho que a gente segue sem medo”.

Além da categoria amador, o concurso também contou com a categoria escritor. Apoena Baquara ficou em primeiro lugar. A poesia escolhida, que tem o título ‘Onde estão todos os lúcidos’, traz uma reflexão sobre o momento atual vivido pela humanidade. “Eu não sou a mesma pessoa que era antes da pandemia, não vejo mais da mesma forma. Por isso esse título, por entender que a lucidez é uma forma de clareza, a visão da realidade. Uma das dificuldades neste período é entender a realidade como ela é”, explica.

Premiados

Na categoria Amador foram premiados Suzany Murji de Sá (com a poesia O Cordeiro), Diva Pokorski (Comparações) e Ingrid Mohr (Sou luz).

Já na categoria escritor, além de Apoena Baquara (Onde estão todos os lúcidos), foram premiados Solange Oliveira Santos (O tempo não para) e Darcila Vargas (Que se virem).

Concurso

O projeto dando voz à poesia em tempos de pandemia contou com a participação de diversos escritores locais com intuito de despertar a paixão pela poesia em Lucas do Rio Verde. O Clube do Livro reuniu as poesias inscritas para lançar sua primeira coletânea que já está disponível para leitura virtual.

A presidente do Clube do Livro, Iracema Doge, observou que pessoas de todas as idades participaram do concurso e fazem parte do clube, que existe de 2019.

“A leitura, além de ser atemporal, é flexível para todas as idades, tem que atingir todas as idades. Se isso não acontece, temos um problema”, comentou a presidente, logo após a cerimônia de premiação.

Parcerias

Entre os parceiros do concurso e do Clube do Livro estão a Biblioteca Monteiro Lobato e a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde. Coordenadora de Cultura do município, Anelise Duarte é também curadora do Clube do Livro. Ela acredita que iniciativas como a realização do concurso de poesia ajudam a fortalecer a cultura do município, por isso a Secretaria estará sempre pronta a apoiar esses eventos. “Trabalhamos muito em parcerias que fomentam a literatura, incentivam a produção literária, para que a cadeia produtiva do livro aqui no nosso município receba esse apoio, esse respaldo”, destacou.

Plano Municipal

A partir da próxima semana, uma comissão começa a discutir e elaborar um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. O grupo de trabalho, que contará com pessoas da comunidade, vai definir políticas públicas que visem o fortalecimento do segmento. “A proposta é fomentar ainda mais a literatura no nosso município”, antecipa a coordenadora de Cultura.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021