Junho Violeta: Um mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa Idosa em Lucas do Rio Verde

Município reforça canais de apoio e proteção à pessoa idosa por meio do CRAS e CREAS.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maiza Santos

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

Junho é o mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, e a data central para essa importante causa é o dia 15 de junho, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006. Em Lucas do Rio Verde, a campanha Junho Violeta tem o objetivo de proteger e assegurar os direitos dos nossos idosos.

A violência contra a pessoa idosa se manifesta de inúmeras maneiras, algumas evidentes, outras disfarçadas. Ela pode ser física, com atos que causam dano corporal; psicológica, através de humilhações, ameaças ou isolamento; financeira, quando há apropriação indevida de bens ou rendimentos; sexual, em qualquer ato não consentido; por negligência ou abandono, pela ausência de cuidados básicos ou pelo completo desamparo; e até mesmo institucional, com práticas desrespeitosas em ambientes de cuidado. Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para agir.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária de Assistência Social e Habitação, que atua diretamente na proteção da população idosa, reforça o alerta: “A violência contra idosos é um problema muito preocupante, muitas vezes praticada dentro da própria família. Pode trazer consequências graves para a saúde física, mental e emocional. A secretaria oferece, por meio do CRAS e do CREAS, grupos de fortalecimento de vínculos e ações que buscam promover o respeito e proteger nossos idosos. Vamos todos cuidar melhor deles”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro.

Onde buscar ajuda em Lucas do Rio Verde?

Denunciar é o primeiro passo para proteger. Casos suspeitos ou confirmados podem ser relatados por meio do Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos, inclusive da população idosa.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, o município oferece diversos serviços de apoio por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, que atende nas unidades do CRAS, CREAS e no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).

CRAS – Av. Bahia, 908-1004 – Jardim das Palmeiras | (65) 3548-2563
CREAS – Av. Bahia – Jardim das Palmeiras | (65) 3548-2565
COMDIPI – Av. São Paulo, 80 – Bairro Alvorada

Maturidade em movimento: Qualidade de vida para nossos idosos

Além dos serviços de proteção, o município de Lucas do Rio Verde oferece o projeto Maturidade em Movimento, que promove o bem-estar e o fortalecimento de vínculos por meio de atividades físicas, culturais e educativas.

Entre as ações ofertadas estão Pilates solo, Ginástica chinesa, Meditação, Dança, terapia, dinâmicas em grupo, acolhimentos e palestras, tudo com acompanhamento de profissionais especializados.

Locais e horários das atividades:

Segundas e quartas-feiras
Clube do Idoso Alegria de Viver
Av. Espírito Santo, 1433S – Bairro Veneza | Tarde

Terças e quintas-feiras
Clube do Idoso De Bem com a Vida
Rua Espumoso, 511S – Bairro Centro | Tarde

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT