Juiz alerta eleitores sobre mudança no horário de votação das eleições no próximo domingo (02)

Hugo Freitas lembra que horário de votação foi unificado em todo o país. Em Mato Grosso votação inicia às 7 e encerra às 16 horas

Fonte: CenárioMT

juiz alerta eleitores sobre mudanca no horario de votacao das eleicoes no proximo domingo 02 1203840

No próximo domingo (02) milhões de eleitores vão às urnas escolher deputados, senadores, governadores e o futuro presidente da República. E o horário de votação foi alterado em algumas regiões para que a votação encerre de forma simultânea. Em Mato Grosso, por exemplo, a votação iniciará às 7 horas e encerrará às 16 horas.

Na última semana, o juiz da 21ª Zona Eleitoral, Hugo Freitas, falou à imprensa sobre diversos assuntos. A 21ª ZE abrange os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá. O magistrado destacou a segurança que o uso de urnas eletrônicas trouxe ao processo eleitoral brasileiro. Depois de mais de duas décadas sendo utilizada, a votação eletrônica passou a ser contestada pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus apoiadores. Porém, apesar de várias denúncias, nunca houve comprovação de irregularidades ou invasões nas urnas.

O magistrado fez um alerta em relação ao horário de votação. Hugo Freitas reforçou que o horário de votação começa às 7 horas e encerra às 16 horas. “Portanto, às 16 horas os portões dos colégios serão fechados”, ressaltou. “Foi uma forma que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ajustou para que todos os Estados da federação terminassem ao mesmo tempo, não no mesmo horário, por conta do fuso horário”.

O eleitor deverá votar para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. A orientação da Justiça Eleitoral é que o eleitor faça uma cola, com os números dos candidatos escolhidos. Deste modo, a votação acontecerá de forma mais ágil. “Pra que ele chegue na urna e consiga digitar, de fato, o número de seu candidato”.

[Continua depois da Publicidade]

Na última semana, as urnas que serão usadas nas eleições na 21ª Zona Eleitoral passaram por procedimentos técnicos de carga e lacre das urnas e da fase zonal de auditoria das urnas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.