Jovens luverdenses recebem smartphones pelo Projeto Conectividade do Selo Unicef

Secretaria de Assistência Social e Habitação incentiva participação de adolescentes no Núcleo de Cidadania de Adolescentes

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

jovens luverdenses recebem smartphones pelo projeto conectividade do selo unicef
Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Incentivando adolescentes a se desenvolver mais nos estudos e acompanhar a era digital, Lucas do Rio Verde participa do Projeto Conectividade, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Dois jovens que participam do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde receberam o Kit Conectividade, que possui um smartphone, caneta esferográfica, bloco de anotações, cartão pré-pago para uso de internet por seis meses, uma mochila, um frasco de 500 ml de álcool em gel 70% e a cartilha QuemTaOn em apoio às suas atividades.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, garantiu mais seis meses de internet aos alunos, complementando o Kit Conectividade. “Esta ação, realizada em Mato Grosso, tem parceria com a Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios, com objetivo de atender adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Devemos nos ajudar para ver o crescimento do outro, dando oportunidades para que todos possam crescer. O projeto proporciona que estes jovens possam abraçar a causa e fazer a diferença”, explicou.

Juan Carlos Barbosa da Costa, 12 anos, e Ariel Ferreira Pires dos Santos, 14 anos, foram os alunos contemplados com os kits. “Adoramos fazer parte do Nuca, onde podemos desenvolver projetos, entender nossos direitos e deveres. Ganhar o kit é uma recompensa”, agradeceram os alunos.

[Continua depois da Publicidade]

O Projeto Conectividade trabalha com adolescentes matriculados em escolas públicas, com residência em local que existe cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet; não possui celular e pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet; estar inserido no Nuca e viver em família com renda per capita inferior a R$ 300.

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes reúne jovens de diversos bairros do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos, com a supervisão de um adulto. Em Lucas do Rio Verde, a Escola Municipal Olavo Bilac abraçou a causa.

A professora Marta Luciane Caiper Brizola é a responsável pelo Nuca, que atende 32 alunos. “São alunos participantes do Grêmio Estudantil, que desde o início toparam a ideia, acreditaram na proposta do Selo Unicef. Já temos um ano de caminhada e durante esse tempo já desenvolvemos projetos para proteger a criança e o adolescente contra qualquer forma de discriminação ou violência. Nós estamos agora realizando trabalhos de combate contra a xenofobia”, detalhou a professora.

Durante o mês de outubro, representantes do Selo Unicef de Mato Grosso visitaram Lucas do Rio Verde. A articuladora Mércia Silva Monteiro e a mobilizadora Eliana Amaral conversaram com a equipe das secretarias de Assistência Social e Habitação, de Educação e de Saúde, responsáveis pela manutenção do Selo Unicef. “A princípio, viemos ao município pela excelência da gestão. Vimos que estão cumprindo as diretrizes do Selo Unicef. Gostaríamos de parabenizar o município, parabenizar a comissão intersetorial e fortalecer essa equipe”, elogiaram as visitantes.

Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância voltado à redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e jovens.

 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.