Janeiro Roxo: mês de prevenção e combate à hanseníase

O paciente com hanseníase é atendido em qualquer unidade de saúde da Atenção Básica

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Janeiro Roxo
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Em janeiro são realizadas campanhas de prevenção, entre elas sobre hanseníase e por isso o mês é também intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

Lucas do Rio Verde segue a programação que já ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde, com o objetivo de aumentar a detecção precoce de casos, investindo na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de Atenção Básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população.

Na cidade, durante todo o mês as equipes de Saúde continuam com a busca ativa através das visitas, a fim de detectar possíveis casos suspeitos, além de ações educativas junto aos moradores e intensificação dos exames de contatos dos pacientes.

Onde é feito o tratamento de Hanseníase?

Em Lucas do Rio Verde, o paciente com hanseníase é atendido em qualquer PSF. Caso o diagnóstico seja confirmado, o morador inicia o tratamento com os médicos e enfermeiros da unidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta exclusivamente seres humanos. A forma de transmissão ocorre pelas vias aéreas, por gotículas. O diagnóstico é feito por exames clínicos, sorologia específica e raspagem.

A doença é, primeiramente, neurológica, afeta os nervos mais superficiais da pele e pode provocar formigamentos, dormência, câimbras, sensação de agulhada e pontadas. Só depois de anos de evolução dos sintomas, os pacientes começam a apresentar lesões na pele, como manchas e caroços.

Outra característica importante é que a bactéria da hanseníase tem o metabolismo lento, o que resulta na evolução lenta dos sintomas.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.