Implantação da ferrovia que ligará Rondonópolis à Lucas do Rio Verde é tema de encontro na ANTT

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (16) na sede da ANTT, em Brasília. Construção da linha ferroviária iniciou em novembro do ano passado

Fonte: CenárioMT

Foto: Divulgação

A construção da ferrovia que ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde foi um dos temas da reunião da ANTT com representantes da companhia ferroviária Rumo Logística. O encontro aconteceu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres em Brasília nesta quinta-feira (16).

Na oportunidade, representantes do grupo apresentaram as últimas entregas realizadas nas concessões que administram, resultados obtidos e os temas prioritários para este ano. Além da extensão ferroviária na malha norte, em Mato Grosso, a Rumo está desenvolvendo outras ações. Entre elas estão a construção de um viaduto sob a GO-070, uma alça de ligação e estudos de novos terminais na Malha Central. A empresa ferroviária está ainda com a construção de novos pátios de cruzamento e extensões, obras na encosta da Serra do Mar, na Malha Paulista. A Rumo também tem a previsão de investimento no valor de 900 milhões de reais nas linhas internas do Porto de Santos.

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Na reunião, também foram discutidas obrigações contratuais das concessões ferroviárias administradas pela empresa, que são fiscalizadas pela ANTT.

Encontro com entidades

No início da semana, a empresa foi convidada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) para participar de um encontro com representantes do setor produtivo. O objetivo do evento foi levantar as demandas e necessidades para a construção da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo.

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No encontro foi destacada a necessidade de diálogo para aproximar a empresa do setor produtivo, visando a conclusão da ferrovia. O modal tem a função de auxiliar o escoamento da produção de Mato Grosso, para a exportação dos produtos, em conexão com os principais portos do país.

A obra, além de força de trabalho, vai requerer uma variedade de produtos para a construção de 740 quilômetros da linha férrea, divididos em dois ramais: entre os municípios de Rondonópolis e Cuiabá e entre Santa Elvira e Lucas do Rio Verde. Com investimentos que podem chegar até R$ 15 bilhões, a Rumo S/A estima que ao longo dos próximos sete anos, período de execução da obra, sejam gerados cerca de 165 mil empregos.

Conferência

Em outro evento realizado esta semana, o diretor-presidente da Rumo, Beto Abreu, destacou os robustos investimentos feitos pelo governo de Mato Grosso nos últimos quatro anos para ampliar a malha rodoviária.

O CEO da Rumo ainda pontuou o acerto do Governo de Mato Grosso em liderar a implantação da ferrovia estadual, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e também Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, se conectando à malha nacional até chegar ao Porto de Santos (SP).

“Mato Grosso já é responsável por metade das exportações de grãos do país. E mesmo assim, não está entre os 10 maiores em malha ferroviária. E isso está mudando agora”, disse.

De acordo com o planejamento, a ferrovia vai cruzar 16 município. Conforme o levantamento, a iniciativa tem um impacto de desenvolvimento com a geração de benefícios para a região atendida. A geração de emprego é um deles. A expectativa é de criação de 200 mil empregos ao longo do projeto, divido entre diretos e indiretos.

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Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT