Grupo de crochê do PSF V Pioneiro completa sete anos

Os interessados em participar devem procurar o seu agente comunitário de saúde e fazer a inscrição

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

grupo de croche do psf v pioneiro completa sete anos
Ascom Prefeitura/PSF V

Ocupar a mente e o tempo estão dentro dos objetivos que auxiliam no cuidado direto com os pacientes do PSF V Pioneiro, em Lucas do Rio Verde, já que lá a equipe multidisciplinar está promovendo toda terça-feira uma oficina de crochê para os moradores do bairro.

O grupo, já tem mais de sete anos, iniciou com cinco pessoas e hoje mais de 200 pacientes já participaram das atividades da unidade de saúde que, além de desenvolver habilidades manuais e aguçar a criatividade, estimula bons resultados no tratamento da ansiedade e da depressão.

Para a Secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt essas ações fortalecem o trabalho coletivo de uma unidade de saúde. “Tais ações coletivas fazem parte das estratégias de saúde na família, além se serem preventivas com a comunidade. A participação da população é de suma importância e são esses encontros através dos grupos montados em cada PSF que permitem conhecer mais a fundo o paciente e o quadro de saúde dele”, pontua.

Os participantes são moradores do bairro e no PSF aprendem a fazer tapete, bico de guardanapo, sousplat, trilho de mesa, flor, entre outros itens. Para isso, usam barbantes e agulhas específicas para esse artesanato.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o coordenador do PSF, enfermeiro Alexander Brito Ferreira Arruda, as atividades foram desenvolvidas após percepção da equipe multidisciplinar. “A ação, primeiramente, foi idealizada pelas agentes comunitárias do PSF Pioneiro, elas percebiam que as idosas passavam tempo ocioso e, com intuito de fortalecer vínculo e proximidade com o paciente, foi criado o grupo que possibilita o acompanhamento direto com os usuários que precisam de cuidados especiais”, explica.

As atividades são ministradas pelas agentes comunitárias de saúde, com auxílio dos enfermeiros. Durante o grupo de crochê, os pacientes recebem orientações nutricionais e odontológicas, com a médica e o dentista do PSF. “É um rico momento de troca de experiências, bem como uma atividade relaxante e estimulante”, pontua o enfermeiro Alexander.

O grupo de artesanato se reúne toda terça-feira, a partir das 13h30, e outros PSFs próximos também podem direcionar os interessados para a unidade de Saúde do Pioneiro para participar das atividades.

Procure seu agente comunitário de saúde e faça a inscrição.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.