Gestão Miguel Vaz e IBGE discutem estratégias para avançar na coleta de dados do Censo

Uma das dificuldades apresentadas foi a resistência por parte da população em receber os recenseadores

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino

Nesta quarta-feira (25), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade se reuniram com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo do encontro foi conhecer o resultado preliminar do Censo Demográfico 2022.

O censo do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, tendo como objetivo a atualização de quantidade de habitantes, possibilitando que estratégias de desenvolvimento sejam traçadas de acordo com a realidade do município, permitindo benefícios e recursos para investimento nas áreas sociais.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a reunião, o coordenador do Censo, Pedro Spoladore, elogiou a parceria da gestão junto ao Instituto, onde foram estabelecidas prioridades e metas ao longo das reuniões regulares. “Desde o início a Prefeitura nos disponibilizou os melhores quadros para que pudéssemos trabalhar com planejamento prévio, definições de postos e o processo seletivo. Nunca nos faltou apoio”, afirma o coordenador.

Outro assunto discutido foi sobre a resistência por parte da população em receber os recenseadores nas casas para que seja realizada a coleta de informações. Com isso, foi preciso um novo planejamento logístico e flexibilidade de horário para que seja possível o término da pesquisa no município. No encontro, também foram discutidas outras estratégias para que o Censo possa atender àqueles que ainda não foram visitados.

[Continua depois da Publicidade]

“O Censo é extremamente importante para o município. Muitos recursos estão vinculados à contagem populacional. Por isso, peço mais uma vez a todos os luverdenses para que recebam os recenseadores e prestem todas as informações solicitadas. Não precisa ter receio, a equipe está identificada com colete e crachá, executando o trabalho de forma muito tranquila e transparente”, declara o prefeito, Miguel Vaz.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode identificar se o agente é ou não do IBGE através do site www.ibge.gov.br, solicitando o número da matrícula, identidade ou CPF do recenseador, ou através do telefone 0800 721 8181.
 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.