20.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 02 julho, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEExpodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio...

Expodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde

Abertura está prevista para 17h30. Grupo de 11 réplicas animatrônicas ficará em exposição até o dia 26, das 17h às 22h, com entrada gratuita
Texto por CenárioMT

Inicia hoje (19), na rotatória da Rosa Mística, a partir de 17h30, a Expodinos. Até o dia 26 deste mês, a comunidade poderá contemplar réplicas animatrônicas de 11 espécies diferentes de dinossauros. As réplicas foram montadas durante a semana e hoje passam por ajustes finais para serem contemplados pelos moradores de Lucas do Rio Verde.

A exposição promete proporcionar uma experiência interessante ao público que for prestigiar. “Os dinossauros se movimentam, produzem sons, se percebe a respiração deles”, explica a secretária de Cultura de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer.

Ao lado de cada espécie, há a identificação do animal, contando um pouco de sua história, como o período em que viveu, sua alimentação e suas características. “Também serve de estudo e conhecimento”, acrescenta a secretária.

Acesso à Expodinos

O local que sedia a Expodinos, entre duas escolas, deverá ter um fluxo maior de veículos e pedestres. Por este motivo, a orientação é que as pessoas se dirijam com cuidado até a rotatória da Rosa Mística. O espaço contará com uma praça de alimentação para recepcionar os visitantes.

“Mas vale ressaltar o cuidado que a gente tem que ter com o trânsito no entorno da rotatória. Toda a equipe  de segurança de Lucas do Rio Verde está preparada, a Guarda Civil Municipal vão prestar auxilio. Mas cabe a nós, cidadãos, entendermos a responsabilidade e a cautela que devemos ter neste momento”, ressalta.

A secretária disse ainda que as pessoas podem levar cadeiras de casa para contemplar a exposição dos dinossauros.

Horário da Expodinos

Conforme a programação, a exposição Vale dos Dinossauros funcionará das 17h às 22h. Porém, na quarta e quinta-feira da próxima semana, a exposição será aberta das 7h às 9h, e, nestes mesmos dias, a Expodinos inicia às 16h estendendo-se até às 22h. Desta forma será possível atender as escolas.

“É um pedido do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano pra preservar, por conta do aquecimento que se dá nas máquinas”, explica a secretária. “De praxe eles não funcionam durante o dia, nos horários de pico”, acrescentou Luciana Bauer.

O funcionamento noturno aproveita a iluminação projetada pelos técnicos do IMDH, proporcionando uma experiência ainda mais interessante. “Tem toda a magia da iluminação que foi instalada e que pretende ofertar um clima mais jurássico, que as pessoas possam prestigiar este momento”, ressalta a secretária, reforçando que é uma exposição de contemplação, ou seja, não é permitido tocar nas peças animatrônicas.

Expodinos

O “Vale dos Dinossauros” é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e aporte financeiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A Expodinos já percorreu diversos pontos do estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022
PROJETO SOCIAL
Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Em Lucas
Bombeiros combatem incêndio em armazém por quatro horas seguidas
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município
julho 01, 2022