Estacionamento irregular prejudica coleta de lixo e pode gerar multa de quase R$ 200

Parar em frente aos contêineres de lixo atrapalha a coleta e pode gerar multa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

pref lrv 2025 10 09T110924.270
(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

A coleta seletiva de lixo em diversos pontos de Lucas do Rio Verde está sendo prejudicada por causa do estacionamento irregular de veículos em frente aos contêineres. A situação tem gerado transtornos ao cronograma de recolhimento.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), essa prática tem sido recorrente e compromete o trabalho das equipes. Quando há veículos obstruindo o acesso aos contêineres, o caminhão de coleta fica impedido de parar, sendo forçado a retornar posteriormente ou, em alguns casos, seguir a rota sem recolher os resíduos, para evitar atrasos nas demais localidades.

[Continua depois da Publicidade]

Nas últimas semanas, moradores têm enviado ao SAAE diversas imagens registrando carros e motos estacionados irregularmente diante dos pontos de coleta. As denúncias estão sendo repassadas à Guarda Civil Municipal, responsável pela fiscalização e autuação dos motoristas infratores.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em locais que prejudicam a coleta de lixo é uma infração grave, prevista no Artigo 181, inciso XVII. A multa para esse tipo de infração é de R$ 195,23, com a inclusão de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de remoção do veículo.

[Continua depois da Publicidade]

A sinalização nesses locais tem como objetivo garantir a segurança, a fluidez do trânsito e o bom funcionamento dos serviços públicos. Obstruir a coleta de lixo, além de ser passível de punição, prejudica toda a comunidade.

O SAAE reforça o pedido para que os motoristas respeitem as sinalizações e evitem estacionar diante dos contêineres. A colaboração da população é essencial para o bom funcionamento do serviço de limpeza urbana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT