EM LUCAS: Conselho Municipal de Políticas Culturais apresenta projeto para implantação do Museu Histórico

Representantes assinaram a Declaração de Legitimidade de Representatividade durante reunião

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

conselho municipal de politicas culturais apresenta projeto para implantacao do museu historico
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Instituído pela Lei Municipal nº 1.222/2005, o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde toma passos para conquistar o espaço físico. Através de projeto, os principais representantes do Município se reuniram nesta semana para discutirem a construção do Museu, que se tornará ponto turístico através de acervos históricos que serão armazenados e expostos à sociedade.

Portanto, cumprindo a lei, o objetivo da reunião foi de reconhecer o Conselho Municipal de Políticas Culturais, órgão responsável por deliberar as práticas para o funcionamento correto do Museu. A composição do Conselho se faz com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e representantes da sociedade civil organizada.

O trabalho de catalogação e organização do acervo está sendo executado, além da digitalização de acervo.

“Os próximos passos são concluir junto à Procuradoria do Município o estudo das questões legais e a aprovação da lei da criação do patrimônio histórico”, explica o coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, Oliveira Neto.

Na reunião foi apresentado aos representantes da sociedade um vídeo com um resumo sobre a projeção feita pela gestão municipal para instalação do Museu. A ideia é criar uma unidade museológica em Lucas do Rio Verde unindo acervos digitais e físicos. Além disso, foi apresentado o projeto de criação do museu a céu aberto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Oliveira, o espaço físico para o Museu será definido neste ano. “Esta reunião foi importante para definirmos toda a documentação necessária, que deve ser concluída nos próximos dias. Pretendemos, além do espaço físico, torná-lo digital para expandir o conhecimento e o acesso de nossos acervos históricos à sociedade”, revela.

 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.