Educação divulga resultado preliminar do processo de escolha dos gestores escolares em Lucas do Rio Verde

Os profissionais eleitos e aptos para assumir o cargo atuarão na gestão escolar pelos próximos dois anos

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Maíra Matos

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado preliminar do processo para escolha dos novos gestores escolares. A partir de agora, os servidores com maior número de votos passam por capacitação para assumir o cargo.

Na última sexta-feira (19), a comunidade escolar foi convidada para participar do processo de votação, realizado nas escolas da rede municipal. Ao todo, 18 diretores foram escolhidos, das 19 unidades que compõem a rede.

[Continua depois da Publicidade]

A Escola Fredolino Vieira Barros foi a única que não apresentou candidato para assumir a direção. O novo gestor será definido pela Secretaria de Educação, em consenso com os servidores da unidade.

Dos 18 gestores escolhidos, oito devem assumir a direção escolar pela primeira vez. Apesar da experiência inédita, os novos diretores já convivem na comunidade escolar, conhecem a dinâmica de trabalho e as necessidades da escola.

[Continua depois da Publicidade]

“Um dos critérios que estava no edital era que o candidato tivesse no mínimo um ano e oito meses de trabalho naquela unidade escolar, então, todos os eleitos são professores, lotados na própria escola, ou seja, trabalham e conhecem a realidade daquela comunidade que se candidatou”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Os profissionais eleitos e aptos para assumir o cargo, segundo o Edital 001/2021, atuarão na gestão escolar 2022/2023. Os novos diretores devem passar pelo o curso de formação continuada em Gestão Escolar, organizado pela própria secretaria, a partir do dia 24 deste mês.

Sobre o processo

O processo de escolha foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada entre os dias 8 e 11 deste mês, os candidatos apresentaram o plano de trabalho para a comunidade escolar. No segundo momento, a comunidade participou da escolha dos gestores por meio de voto secreto. Segundo a Secretaria de Educação, foram cerca de 4.500 votos em todas as 19 escolas da rede.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.