21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDE“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do...

“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do CTG de Lucas

Semana passada, o CTG Sentinela da Tradição realizou programação da Semana Farroupilha
Por CenárioMT

O 20 de setembro é um dia importante para os gaúchos. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835. Por este motivo, os Centros de Tradições Gaúchas espalhadas pelo país realizam programações alusivas à data, também conhecida como Dia do Gaúcho. Em Lucas do Rio Verde, o CTG Sentinela da Tradição realizou a Semana Farroupilha.

Na sexta-feira (17) a programação foi encerrada com a Missa Crioula. À reportagem de CenarioMT, o patrão do CTG destacou a importância das atividades da Semana Farroupilha. Rodrigo Moraes assinalou que a programação buscou envolver as famílias, e principalmente, as crianças. Elas poderão da continuidade às tradições gaúchas.

“Foi uma programação dentro do que podíamos atender todo mundo, agregando. Cada um veio com a família, trazer as crianças pra conhecer. A gente sempre faz isso envolvendo jovens, as crianças, porque é que vai manter nossa tradição acesa para as próximas gerações”, pontua.

Moraes descreve que os desafios são enormes, principalmente por ter que aliar a tecnologia e modernidade a costumes e tradições centenárias. ‘Hoje em dia é difícil concorrer com o que é fácil. O CTG tem regras, o ir e vir, a gente impõe respeito e o mundo lá fora não quer saber disso, deixa à vontade, por conta e não é fácil manter crianças e jovens. Mas, sempre tem um atrativo pra manter eles com a nossa cultura”, ressalta.

Celebração

A missa crioula foi celebrada pelo padre Odilo Hoepers, que deixou uma mensagem para as famílias presente no CTG. A celebração exaltou os costumes, tradições e símbolos que têm sido passados de geração a geração pelos gaúchos.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021