22.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 28 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDanças: Documentário busca fortalecer culturas do norte/nordeste em Lucas do Rio Verde

Danças: Documentário busca fortalecer culturas do norte/nordeste em Lucas do Rio Verde

Lançamento ocorreu no sábado (30) por meio das redes sociais
Por CenárioMT

Fortalecer as raízes culturais de moradores das regiões norte e nordeste do Brasil que moram em Lucas do Rio Verde. Este foi o objetivo do documentário produzido pelo produtor audiovisual Weidson Cardoso. No sábado (30), aconteceu o lançamento de Danças Folclóricas da Amazônia produzido com participações de artistas do grupo Mistura Pai D’Égua, de Lucas do Rio Verde.

O documentário, que foi produzido e filmado durante o mês de outubro, foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo a cultura. A lei beneficiou outros projetos culturais produzidos no município.

As filmagens aconteceram no bairro Tessele Junior, onde reside a maioria dos artistas envolvidos, e no Lago Ernani Machado. Em pouco mais de 35 minutos foram compilados depoimentos e danças típicas da região amazônica.

Depoimento de um dos artistas envolvidos no documentário. (Foto: Divulgação)

Responsável pela produção, Weidson Cardoso disse ter ficado bastante satisfeito com o resultado. “Por ser o nosso primeiro projeto através da Lei Aldir Blanc como empresa. Além de conseguir fazer um bom trabalho com o pouco prazo que tínhamos”, pontuou.

Clima

As captações de imagens das danças típicas aconteceram em datas onde foi possível reunir os integrantes do grupo cultural. Além disso, a partir do mês de outubro, chuvas são mais frequentes na região. Isso trouxe um desafio à mais para a produção.

“Em quase todas as oportunidades de gravações das músicas tivemos apenas uma única chance de gravação, sem nenhuma repetição por causa das condições climáticas”, reforçou.

Durante a produção, os artistas envolvidos falaram sobre o significado da dança e das manifestações de suas regiões de origem. Algumas lendas foram lembradas por uma das integrantes. Esse detalhe foi lembrado pelo produtor do documentário

“O mais incrível de tudo foi sentir a energia das mudanças climáticas durante as gravações. A ventania forte nos fez sentir como se uma força divina ou sobrenatural estivesse se manifestando e contribuindo com o nosso trabalho, fortalecendo ainda mais o resultado folclórico de lendas que estávamos buscando”, assinalou.

O documentário Danças Folclóricas Amazônicas, que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e do Ministério do Turismo, pode ser acessado na página de Weidson Cardoso Filmes.

“Viva a Cultura do norte, vivam as tradições indígenas, vivam os seus mitos, seus costumes e sua visão de mundo. Viva a Cultura luverdense. Você que mora nesta terra, faz parte de uma grandiosa Cultura. Seja bem vindo, seja bem vinda!”

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,402FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,126SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

VIOLÊNCIA SEM FIM
Em Lucas: ladrões invadem residência, atiram em morador e roubam dinheiro
janeiro 27, 2022
RESGATE
Guarda municipal resgata cachorro preso em rede; FOTOS
janeiro 27, 2022
EMPENHADO
Em visita a Lucas do Rio Verde, Faissal anuncia liberação de emenda e reafirma luta por melhoria nos serviços públicos
janeiro 27, 2022
INVESTIGAÇÃO
Preso em Lucas do Rio Verde principal suspeito de decepar e jogar cabeça de jovem em via pública
janeiro 27, 2022