Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos do uso de cerol em linhas de pipa em Lucas do Rio Verde

Além de ferimentos graves em pessoas, prática já causou acidentes com animais silvestres no município; motociclistas também relataram situações de risco.

Fonte: CenarioMT

Além de ferimentos graves em pessoas, prática já causou acidentes com animais silvestres no município; motociclistas também relataram situações de risco.
Foto: Sargento Alexsandre Silva (13ªCBM)

O Corpo de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (13ª CBM) emitiu um alerta à população sobre os riscos no uso de linhas com cerol durante a prática de soltar pipas na área urbana do município. O cerol, também conhecido como linha chilena, é uma mistura de cola com vidro moído, limalha de ferro ou pó de quartzo, aplicada nas linhas para cortar outras pipas durante disputas recreativas. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA

Segundo o sargento BM Alexsandre Silva, essa prática é extremamente perigosa e pode causar acidentes fatais. “O uso de cerol pode gerar severos ferimentos, principalmente no pescoço de motociclistas, ciclistas e pedestres, podendo inclusive levar à morte”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Recentemente, os militares registraram a ocorrência de uma arara-canindé encontrada ferida no telhado de uma residência no bairro Jardim das Palmeiras. A ave se enroscou em uma linha com cerol e sofreu graves lesões nas asas, sendo encaminhada para tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do município.

Outro caso de risco foi registrado na última segunda-feira (1º), quando motociclistas que trafegavam pela Avenida das Nações, no bairro Jaime Seitti Fujii, se depararam com linhas atravessadas na via, aumentando o perigo de acidentes.

[Continua depois da Publicidade]

O Corpo de Bombeiros reforça o pedido de conscientização para que pais e responsáveis orientem as crianças e adolescentes sobre os riscos do uso do cerol. Além de ameaçar a vida humana, a prática traz sérias consequências para a fauna local.

VÍDEO:

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT