Coordenação do Força na Peruca busca ampliar parcerias para fortalecer projeto social

Nos meses de agosto e setembro, projeto recebeu voluntárias da Sicredi Ouro Verde

Fonte: CenárioMT

IMG 9307 scaled

A coordenação da Casa da Amizade e do projeto Força na Peruca vem buscando fortalecer o projeto em Lucas do Rio Verde. O Força na Peruca existe há quatro anos e tem como objetivo confeccionar perucas para pessoas em tratamento médico contra câncer. Dezenas de mulheres e crianças já foram atendidas com peças produzidas na sede da Casa da Amizade.

As perucas, que ajudam a resgatar a autoestima de pacientes em tratamento médico, são produzidas por membros da Casa da Amizade e pessoas que atuam de forma voluntária. No início, havia demanda forte por doação de cabelos. Ao longo dos meses, a doações foram se tornando rotina. Hoje, o grande problema está na ‘mão de obra’ para a confecção de perucas.

IMG 9297 scaled

A presidente da Casa da Amizade, Edineia Rocha Bezerra, revela que uma parceria com a Cooperativa Sicredi permitiu a presença de voluntárias nos meses de agosto e setembro. Presentes em maior número na sede da Casa da Amizade, as voluntárias ajudaram a impulsionar a confecção de perucas.

[Continua depois da Publicidade]

Ao formalizar a adesão ao Fundo Social da Sicredi, a coordenação do projeto falou sobre a importância do valor recebido e qual a demanda do Força na Peruca: o serviço voluntário. “A cidade de Lucas tem potencial muito grande para produzir perucas se tivermos voluntários. E nesse ano recebemos a proposta de no mês de agosto, que é o mês de cooperar do Sicredi, a instituição iria ceder colaboradoras para prestar horas de trabalho voluntário aqui, no Força na Peruca. Foi uma ação muito significativa”, ressaltou Edineia.

Novas parcerias

A confecção de peruca é um trabalho que requer atenção e cuidado, em razão da fragilidade do material utilizado. Por isso, quanto mais mãos envolvidas, mais perucas chegarão à quem precisa do material. Nos próximos dias, dez perucas serão destinadas ao MT Mama, Hospital do Câncer. Desta forma, a lista de espera estará zerada.

309484206 474216261412278 5816074844691009461 n
Foto: Arquivo Pessoal

Baseado no bom resultado da presença de voluntárias da Sicredi, a Casa da Amizade e a Força na Peruca esperam novas parcerias, seja com empresas ou instituições.

“Estamos abertos a essas parcerias, empresas, instituições ou mesmo associações que queiram vir ser parceiras, de estar nos ajudando. Há necessidade de pessoas para pentear, organizar os cabelos”, explica.

Funcionamento do Força na Peruca

IMG 9302 scaled

A confecção de perucas acontece as segundas e quartas-feiras à tarde, das 14h30 às 17h30. Nas últimas semanas, um novo horário está sendo desenvolvido. O projeto funciona ainda nas quartas-feiras das 18 às 21 horas.

Porém, caso a pessoa não tenha condições de ir à sede do projeto, há a possibilidade de participar da ação ‘caixa do amor’. “Lançamos no início dessa gestão. A pessoa pode pegar a caixa com cabelo, levar para sua casa, pentear e trazer de volta pra nós, pra ajudar, pois nem todo mundo consegue vir e ficar aqui”, observou a presidente da Casa da Amizade.

 

Caso queira atuar como voluntária, a pessoa pode entrar em contato com a Casa da Amizade e o projeto Força na Peruca, pelas redes sociais ou pelo telefone (65) 99995-8019, e agendar um horário para visitar e conhecer o funcionamento do projeto. A Casa da Amizade está localizada na Rua Marechal Candido Rondon, 163 E Bairro Pioneiro, Lucas do Rio Verde.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.