Cerca de 800 candidatos participam da segunda etapa da I Olimpíada Municipal de Matemática

Somente os 50 melhores colocados de cada um dos três níveis participarão da terceira e última fase

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

A segunda etapa da I Olimpíada Municipal de Matemática (OMM), promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat/Sinop), na tarde desta quarta-feira (14), contou com a participação de aproximadamente 800 estudantes de nove escolas de ensino fundamental de Lucas do Rio Verde, sete da zona urbana e duas da zona rural.

Conforme o regulamento, a segunda fase da competição reuniu somente 30% dos alunos da fase anterior que tiveram melhor desempenho na prova com oito questões objetivas aplicada durante o mês de maio. Os participantes foram divididos em três níveis: I, de 5º ano, II, de 6º e 7º anos, e III, de 8º e 9º anos e novamente tiveram as mesmas duas horas para responder a quatro questões objetivas e quatro dissertativas.

[Continua depois da Publicidade]

Para a terceira e última etapa, programada para o dia 20 de setembro, serão selecionados apenas 50 candidatos com melhores notas em cada um dos níveis da disputa. Segundo o coordenador da Olimpíada Municipal de Matemática, professor Márcio Torres de Almeida, os estudantes classificados para a próxima fase terão pela frente o desafio de oito questões dissertativas para resolver. “O objetivo é justamente acentuar o grau de dificuldade a cada etapa para testar o nível de conhecimento e o talento dos nossos alunos”, ressalta.

No final, os 150 melhores colocados dos mais de 3 mil estudantes inscritos para a fase inicial irão receber certificado de participação e medalhas. Dependendo do nível de desempenho atingido na terceira prova, o candidato poderá ser selecionado e premiado no âmbito regional da competição. “O envolvimento tem sido cada vez maior porque as competições de conhecimento são oportunidades para os nossos alunos mostrarem suas habilidades intelectuais e também servem para estimular o prazer pela Matemática”, observa.

[Continua depois da Publicidade]

Almeida acredita que o desempenho geral pode ser melhorado desde que haja uma adequação do professor que permita ao aluno se sentir à vontade para colocar em prática seus conhecimentos de raciocínio lógico e de elaboração de estratégias para resolver problemas matemáticos. “A matemática em si não pode cobrar que o estudante saiba teoremas e descreva todas as etapas de um cálculo. O que realmente importa é se ele sabe raciocinar e montar estratégias para sair de uma dificuldade”, defende.

De acordo com o coordenador, o resultado final será conhecido apenas na cerimônia de encerramento, prevista para o dia 18 de outubro, que será realizada pela Comissão Organizadora da XV Olimpíada de Matemática da Unemat-Sinop, e da I Olimpíada Municipal de Matemática de Lucas do Rio Verde.

 

Lucas do Rio Verde realiza segunda fase da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .