20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECelebrações de Ano Novo em Lucas do Rio Verde não serão realizadas...

Celebrações de Ano Novo em Lucas do Rio Verde não serão realizadas por precaução sanitária

Objetivo é evitar aglomerações diante do risco de nova onda da pandemia pela cepa “ômicron”
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a nova variante do coronavírus “ômicron”, detectada inicialmente no Sul da África, como um risco global muito alto, nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde decidiu pela não realização de celebrações de Ano Novo na cidade, que seriam abertas ao grande público.

O foco é evitar aglomerações de pessoas diante da possibilidade de uma quarta e mais agressiva onda da doença, que vitimou mais de 600 mil brasileiros. Neste momento, o continente Europeu se tornou o mais novo epicentro da pandemia, com registros de casos da nova variante.

O Governo Federal estabeleceu a restrição de voos de seis países da África, a partir desta segunda-feira (29), sendo África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, onde foram registrados casos da nova cepa.

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, dra. Fernanda Heldt Ventura, explica que, para a medida, o Município considerou o cenário atual mundial com a expansão do vírus por meio de uma nova cepa e que tem atingido principalmente populações com baixos índices vacinais.

“Os números da nossa vacinação estão muito bons, mas ainda precisam melhorar. Temos a previsão de uma terceira dose de reforço para a população. Em países que não possuem boa taxa de vacinação, a doença tem se alastrado. Temos que levar em consideração que as crianças abaixo de 12 anos, por exemplo, não têm liberação da vacina”, destacou a médica.

Por este motivo, o Município reforça o momento de intensificação dos cuidados, para evitar a possibilidade de disseminação da Covid. A secretária de Saúde aproveitou ainda para fazer um apelo para que a população se vacine, ressaltando a necessidade das duas doses do imunizante contra o vírus.

“Zelamos pelo bem-estar coletivo. Estamos reforçando a necessidade das medidas de segurança individual. Vimos que a incidência de casos da nova cepa está atingindo principalmente os não vacinados. Pedimos que a população não perca o foco da importância da vacinação. Ainda há uma população resistente, que não está se vacinando, e os índices de internação estão se mantendo às custas dessas pessoas não vacinadas”, pontuou Fernanda.

A decisão de não realizar celebrações de Ano Novo à população foi tomada em conjunto com outros municípios da região, como explica o secretário de Administração, Alan Togni. “A medida foi tomada pelo impacto que está ocorrendo fora do país sobre a quarta onda. É um método 100% preventivo, pois lá atrás aconteceu da mesma forma, quando a nova cepa veio de fora para dentro, mas já era tarde”, disse o chefe da pasta.

A Prefeitura destaca ainda que o contexto da saúde será também avaliado para a realização de eventos no período de Carnaval.

Fogos e pet não combinam, fique atento nas festas de Final de Ano

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura alerta moradores para limpeza de terrenos em Lucas do Rio Verde
janeiro 15, 2022