Carnaval é período de alerta para infecções sexualmente transmissíveis

Além das vacinas, recomendação é que jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Reprodução

Depois de dois anos, o Carnaval de rua, com blocos, festas e ‘rolês’ está de volta. Aproveitar a folia é o que todos querem, entretanto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com a saúde, pensando principalmente nas Infecções Sexual Transmissíveis (ISTs).

A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, afirma que é fundamental pensar em prevenção durante esse período e no pós também. “Para as pessoas que se divertem no Carnaval, é importante ter hábitos e rotinas saudáveis, ter exames clínicos e laboratoriais e check-up em dia e o cartão de vacina atualizado, isso, inclusive, é uma recomendação a todos, até quem não gosta tanto assim da folia. As infecções sexualmente transmissíveis têm sido mais frequentes em jovens e adolescentes”, diz.

[Continua depois da Publicidade]

Uma das ISTs que pode ser prevenida com vacina é a Hepatite B, que causa alterações no fígado e pode causar sintomas como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se não tratada, pode comprometer o fígado, evoluindo para cirrose.

As três doses da vacina são aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, em crianças recém-nascidas, mas jovens e adultos também podem tomar a vacina em redes particulares.

[Continua depois da Publicidade]

Além das vacinas, a recomendação é que os jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha, que pode evitar outras doenças graves transmitidas sexualmente, como a HIV, sífilis, gonorreia, tricomoníase, clamídia, herpes, cancro mole, Hepatite C, Vírus Linfotrópico T humano (HTLV), Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e donovanose.

Importante reforçar que todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde oferecem preservativos feminino e masculino de forma gratuita, além dos testes rápidos para ISTs que auxiliam no tratamento precoce.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.