Campanha para ampliar captação de recursos é lançada. Meta é aumentar até 30% em comparação a 2021

Estratégia para alcançar a meta incluiu a solenidade de lançamento durante o Show Safra 2022

Fonte: CenárioMT

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O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lucas do Rio Verde lançou hoje a campanha para ampliar a captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (24) no auditório da Fundação Rio Verde, que sedia o Show Safra 2022.

A escolha por realizar o lançamento durante a feira de tecnologia tem como objetivo ampliar a captação de recursos por meio da dedução do Imposto de Renda. A expectativa é aumentar em até 30% o nível de recursos destinados por contribuintes pessoa física e jurídica.

“Ao longo dos anos, anualmente, isso aumenta consideravelmente. A gente começou lá atrás com uma arrecadação muito pequena e hoje já está na faixa de R$ 800 mil”, analisou o presidente da Associação Luverdense de Contabilistas, Marcos Tomazin.

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Ele avalia que o setor de contabilidade tem papel fundamental para orientar pessoas físicas e jurídicas sobre como colaborar com o FIA.

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Políticas públicas

Ao longo dos anos, o desenvolvimento de políticas públicas é essencial para a formação de crianças e adolescentes. Contudo, nem sempre os municípios têm orçamento para atender as demandas. Com isso, iniciativas como o ‘Leão Amigo da Criança’ ganham importância.

Por meio do programa, ações são realizadas para captar recursos que são destinados a organizações não governamentais. Os valores que são destinados ao Fundo da Infância e Adolescência custeiam os projetos sociais.

“Onde há desenvolvimento econômico também tem desenvolvimento de problemas sociais que se resolvem com políticas públicas. E em especial quando se envolve crianças e adolescentes. Esse momento é extremamente importante, é um avanço”, pontuou o advogado Marco Antonio Mendes, que ao longo de sua trajetória em Lucas do Rio Verde sempre esteve envolvido no fortalecimento de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

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Parcerias

O defensor público Gonçalbert Torres de Paula prestigiou o lançamento da campanha. Ele explicou que a Defensoria Pública tem um setor especifico para assuntos da criança e adolescente. Segundo ele, isso permite que a instituição atue como fiscal das políticas públicas.

“A gente oferece consultoria, se for o caso, a gente recebe as pessoas envolvidas, os familiares. Nós podemos, inclusive, dentro de nossas atividades judiciais, fazer encaminhamento. Tanto para as famílias que atendemos, quanto às demais autoridades da rede de proteção de crianças que nós participamos”, comentou o defensor.

Inovador

A presidente do CMDCA e secretária Adjunta de Assistência Social, Débora Carneiro, disse que o lançamento da campanha é muito especial. Ela citou o caráter inovador, pois buscou lançar a campanha em um ambiente diferenciado, em meio a uma feira de tecnologia agrícola. Débora disse que ao optar pelo lançamento no Show Safra, o CMDCA pretende buscar um público diferenciado para estimular as deduções do IR.

“Todos nós, pessoa física ou jurídica, podemos fazer a dedução em prol a um fundo. E neste momento estamos falando do Fundo da Criança e do Adolescente. É um momento que nós solicitamos aos profissionais ou quem faz sozinho, individualmente esta dedução, que opte pelo Fundo da Criança e do Adolescente de Lucas do Rio Verde. Esse valor é revertido para as crianças e adolescentes do nosso município”, explicou.

Durante a cerimônia de lançamento do FIA, crianças e adolescentes de um dos projetos sociais apresentaram números musicais que aprenderam durante as atividades realizadas no contraturno escolar.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.