A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde oficializou, nesta sexta-feira (26), a doação de um veículo para o Museu Histórico Municipal. A entrega contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do presidente do Legislativo, Airton Callai, de vereadores e da equipe da Secretaria de Cultura.
O prefeito Miguel Vaz destacou que a iniciativa representa um importante apoio à preservação da memória do município. “A história ainda tem muito a ser contada e muito trabalho de resgate precisa ser feito. Esse veículo é um presente para o museu e para a administração, porque vai facilitar a pesquisa e tornar o trabalho mais eficiente. Só tenho a parabenizar o Legislativo pela parceria”, afirmou.
O presidente da Câmara, Airton Callai, ressaltou que o apoio busca garantir melhores condições para a pesquisa histórica e para a preservação do patrimônio cultural. “Aparelhar o museu é dar condições de locomoção e de busca de informações sobre o ontem e o hoje de Lucas do Rio Verde. É mostrar às novas gerações de onde viemos e como as pessoas batalharam para construir a cidade que temos hoje”, disse.
Para o vereador Gilson Urso, a doação é um reconhecimento ao trabalho de Oliveira Neto, diretor do museu. “O Oliveira sempre fez muito pela história da cidade, muitas vezes usando o próprio veículo. Esse carro vai permitir que ele amplie as pesquisas e chegue mais rápido às comunidades e aos pioneiros, facilitando o resgate da nossa memória”, declarou.
Emocionado, o diretor do Museu Histórico, Oliveira Neto, afirmou que o veículo representa a realização de um sonho. “Sempre enfrentamos dificuldades para realizar pesquisas e buscar materiais. Agora, com esse carro, poderemos avançar em levantamentos já iniciados e alcançar entidades e comunidades que precisam ser registradas. É uma conquista imensa para o patrimônio histórico de Lucas do Rio Verde”, comemorou.
A secretária de Cultura, Luciana Bauer, também acompanhou a entrega e destacou que a parceria entre Executivo e Legislativo fortalece o trabalho de valorização da história e da identidade cultural do município. O vereador Márcio Albieri também fez questão de prestigiar o ato, enaltecendo o resgate da história do município que vem sendo feita por meio do Museu Histórico.