Câmara define comissão para analisar projeto que revisa valores de lotes do Espaço do Empreendedor em Lucas

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram um repasse de R$ 167 mil para a Associação dos Construtores do Futuro de Lucas do Rio Verde (ACFLUCAS).

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

Foto: Rayan Nicacio / Ascom

Na 36ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira, a Câmara de Lucas do Rio Verde definiu uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei Complementar N. 09/2025, de autoria do Poder Executivo. A comissão será composta pelos vereadores Nadir Santana, Jackson Lopes e Dr. Nelsinho, responsáveis por examinar a proposta que atualiza a legislação do Espaço do Empreendedor.

O Projeto de Lei Complementar N. 09/2025, objeto da comissão especial, propõe a atualização dos valores de alienação de áreas industriais no Espaço do Empreendedor. O programa, criado há mais de onze anos, tem como finalidade a instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte interessadas em investir no município.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a prefeitura, estudos técnicos e de mercado demonstraram que os valores dos lotes estão significativamente defasados, custando menos da metade do praticado pelo mercado imobiliário local. A proposta busca conciliar a atratividade para novos investimentos com a preservação do interesse coletivo, após a Comissão Municipal de Avaliação Imobiliária constatar que áreas antes avaliadas em 9 UFLs por metro quadrado atingiram valor próximo a 21 UFLs.

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei N. 108/2025, do Poder Executivo, que autoriza um Termo de Fomento com a Associação dos Construtores do Futuro de Lucas do Rio Verde (ACFLUCAS). O auxílio financeiro no valor de R$ 167 mil tem como finalidade auxiliar no custeio com contratação de pessoal, encargos, demandas administrativas, alimentação de crianças e adolescentes, material de expediente e despesas de manutenção. A associação atende aproximadamente 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, condicionando a participação à frequência escolar comprovada.

[Continua depois da Publicidade]

Em votação final, foi aprovada em segunda discussão a Proposta de Emenda à Lei Orgânica N. 01/2025, de autoria dos vereadores Airton Callai, Jackson Lopes e Débora Carneiro. A emenda altera dispositivos que asseguram direitos aos servidores públicos eleitos para cargos de direção sindical, limitando a um o número de servidores afastados por entidade sindical com ônus para o município e estabelecendo regras para o afastamento durante o estágio probatório.

Além dos projetos de lei, foram aprovadas indicações destinadas a solicitar melhorias em diversos bairros do município, as quais foram encaminhadas ao Poder Executivo para as devidas providências. A íntegra da 36ª Sessão Ordinária está disponível para consulta no canal oficial da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde no YouTube.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .