A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 67/2025, que oficializa o evento “Natal da Esperança” e o programa “Viva Cultura” no calendário oficial do município. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi votada durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (14).
O “Natal da Esperança” passa a ser um evento anual com o objetivo de fomentar o lazer, o entretenimento e a movimentação da economia local, gerando emprego e renda. Já o programa “Viva Cultura” será coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e visa fortalecer o setor cultural luverdense, por meio de ações contínuas de valorização e incentivo.
Além do projeto voltado à cultura, os parlamentares aprovaram outros quatro projetos de lei. Um deles é o PL nº 68/2025, que autoriza a doação de imóveis para viabilizar a criação da Estrada do Quatá, importante via de acesso à zona rural.
O plenário também aprovou o PL nº 35/2025, que permite a doação de um veículo Fiat Uno, pertencente à Câmara, para o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. O automóvel será incorporado ao acervo do espaço, contribuindo com a preservação da memória local.
Outro destaque foi a aprovação do PL nº 36/2025, que declara de utilidade pública a Associação Os Amigos das Crianças. Já o PL nº 38/2025, de autoria dos vereadores Hélio Kaminski e Wlad Mesquita, institui o “Selo Pessoa com Autismo a Bordo”, que busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir os direitos das pessoas com autismo no transporte.
A sessão também contou com a apresentação de indicações ao Poder Executivo e autorização para o envio de projetos às comissões técnicas. O vídeo completo da reunião está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.
A próxima sessão ordinária será realizada no dia 7 de agosto, de forma excepcional, às 14h.