A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou nesta segunda-feira (25) a cessão de uso de um terreno na Avenida Pará, bairro Alvorada, para a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde (AEA-LRV). Fundada em 2011, a entidade representa e defende a categoria profissional e atua em parceria com órgãos públicos na formulação de soluções voltadas à agricultura e ao meio ambiente do município.
A mudança foi necessária porque o imóvel originalmente destinado à associação, conforme a Lei nº 3.505, de maio de 2023, mostrou-se inadequado para implantação da sede, devido a questões técnicas, operacionais e de localização. Além disso, o prazo de 24 meses para a construção, estipulado na legislação, não pôde ser cumprido diante das limitações da área anterior.
Com a aprovação, a AEA-LRV poderá iniciar ainda neste ano a construção da sua sede própria em um ponto mais central da cidade, o que deve facilitar a utilização do espaço não apenas pelos profissionais, mas também pela comunidade.
O presidente da associação, Pedro Duarte, comemorou a conquista e agradeceu ao Executivo e ao Legislativo pela articulação. “Nós precisávamos de um local mais próximo do centro para termos funcionalidade, podendo utilizar o espaço todos os dias, inclusive nos finais de semana, não somente para os agrônomos, mas também para outras pessoas. Queremos iniciar a construção ainda este ano e concluir até o final do mandato, em 2026. Será a realização de um sonho e um marco para a nossa associação”, afirmou.
Atualmente, a AEA-LRV conta com 150 associados e tem como objetivo fomentar ações sociais. A mais impactante é a realização do Agro Show Solidário ocorrido em meio ao Show Safra MT, cuja destinação de recursos angariados foram destinados a entidades luverdenses. Na quarta edição realizada este ano, mais de R$ 250 mil foram destinados a instituições como o Hospital São Lucas, APAE, Rotary e outras entidades da região.